Apresentação - 06- Secretaria Municipal de Educação .:. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás

06- Secretaria Municipal de Educação

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO:

Rudilene Alves de Farias Nobre

NAPE: Núcleo de Atendimento Psicopedagógico ao Educando

Jeovanete da Silva Barbosa

ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A Secretaria de Educação do município de Valparaíso de Goiás tem em mãos um dos maiores desafios que é programar e construir um ensino com a qualidade adequada, onde o aluno aprenda tendo como meio básico a leitura, a escrita e o cálculo em escolas com prédios que passaram anos sem receber manutenção básica de infra-estrutura física. O desafio é construir o ambiente adequado para a aprendizagem. Resgatar o comprometimento dos servidores em geral, reestruturar o ensino especial, implementar e implantar projetos que melhore a prática pedagógica tais como: capacitações e treinamentos nas coordenações dos professores na escola.

Entres os pontos fortes e positivos da educação no município podemos destacar que a rede municipal de ensino conta com todos os professores capacitados e qualificados, autonomia para trabalhar, gestores habilitados e preparados para desenvolver as ações propostas e comprometimento da categoria.  As metas a serem alcançadas são permeadas pela busca de criar condições e ambientes favoráveis aos educadores e educandos para se alcançar um ensino de qualidade mais eficaz.

Os recursos oriundos do FUNDEB seguem a regra pré-estabelecida 60% destina-se para pagamento de professores, 40% para despesas de manutenção das escolas e pagamentos de outros servidores que estão diretamente ligados à educação. Outros 25% que são repassados pela Prefeitura destinam-se a despesa diversas. Valparaiso hoje desvia-se da regra, pois todo repasse que compreende os 60% e 40% do FUNDEB estão comprometidos com folha de pagamento de servidores. A manutenção das escolas e qualquer outra despesa devem ser executadas com os 25% repassados pela prefeitura.

As maiores ameaças hoje à educação no nosso Município são a violência, as drogas, famílias desestruturadas que refletem na sala de aula e a migração rotineira de moradores. Tudo isso acaba dificultando o desenvolvimento das ações propostas. Praticamente todos os dias se faz uma matrícula nova.

Uma das ações mais urgentes é a de trazer a comunidade para dentro das escolas e inserí-la nas atividades propostas pela a equipe gestora, fazendo reconhecer e valorizar a escola como propriedade de todos. Dentro dessas ações urgentes está também o atendimento de qualidade aos alunos e a busca da melhoria do índice do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Existe uma preocupação bastante significativa, pois o cidadão de Valparaíso se prepara aqui para prestar serviços em Brasília ou outros estados. Na maioria das vezes a cidade funciona somente como dormitório.

Não temos um perfil socioeconômico definido dos nossos alunos, trabalhamos com bairros, se falarmos do bairro da etapa E  temos um perfil de alunos classe média, se falarmos dos alunos do bairro Pacaembu ou Céu Azul, Ipanema, Araruama, Santa Rita, teremos um padrão socioeconômico mais baixo. A evasão escolar diminuiu nos últimos anos, chega a um quantitativo mínimo. Essa evasão ainda se dá pela falta de uma família estruturada, pela necessidade de trabalhar ou mesmo pela rotatividade de moradia no Município.

A secretaria conta um currículo que   norteia o sistema de ensino, mas cabe a cada unidade escolar adaptá-lo sempre focando a sua realidade regional, cultural e econômica. O currículo deve ser visto como uma opção específica que condiciona a organização da escola. Propomos uma educação igualitária e democrática sem exclusão de classes respeitando sempre às diversidades.

A secretaria  busca parceria com a Policia Militar, mas também realiza projetos que focam a prevenção da violência, das drogas, vandalismo e etc. Os piores números da Secretaria hoje são muitas crianças de 3º, 4º e 5º anos que não sabem lê nem escrever. Isso torna nosso trabalho um retrocesso.  Em vez de avançar temos que voltar.  O IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica apresenta-se abaixo da média nacional em quase todas as escolas do Município. Agora a secretaria junto com as escolas tem a missão de resgatar e alfabetizar esses alunos fazendo um trabalho diferenciado com reforço escolar e atividade extraclasse. O município se prepara para o ano letivo com muita responsabilidade, pois é determinação do governo municipal que a Educação caminhe e chegue com igualdade aos alunos de todas as classes, de todas as cores e de todos os bairros. Também é determinação do governo o respeito e a valorização dos professores e demais profissionais da educação, bem como prioridade para o atendimento aos alunos com necessidades especiais e melhorar o índice do IDEB. Secretaria de Educação  tem hoje  1.778 servidores.

Escolas Municipais

Confira a lista completa