Prefeitura adere estrutura de gestão pública governamental para otimização dos sistemas de arrecadação e nota fiscal eletrônica .:. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás

Transparência
Prefeitura adere estrutura de gestão pública governamental
para otimização dos sistemas de arrecadação e nota fiscal eletrônica

Prefeitura adere estrutura de gestão pública governamental para otimização dos sistemas de arrecadação e nota fiscal eletrônica

Segundo dados da Prime Soluções, o município de Valparaíso foi o primeiro a aderir a tecnologia cloud computing, ou seja, computação em nuvem
Publicado em 12/08/2017 às 11:24

A Prefeitura de Valparaíso de Goiás iniciou na sexta-feira, 11 de agosto, a migração dos sistemas de arrecadação e nota fiscal eletrônica para o módulo de gestão pública governamental daProdata, a fim de assegurar a transparência na gestão das contas públicas e confiabilidade dos dados repassados para os Tribunais de Contas da União, Estado e Município, além de melhor desempenho no acesso às informações.

 

Para o secretário de Finanças, Milton Reis, o objetivo é disponibilizar à população ferramentas melhores de acesso aos serviços municipais, e para a administração pública, que  possui um grande volume de informações que flui nos diversos departamentos, o sistema garante dados consolidados e atualizados em tempo real. “Nós estamos migrando para a Prodata todo o sistema da Superintendência de Arrecadação Tributária Municipal e da Superintendência dos Serviços de Fiscalização Municipal (SUSFIM), dois órgãos municipais que não tinha o gerenciamento pela Prodata. O objetivo do governo é garantir ferramentas melhores para o contribuinte, aprimorando o desempenho para que falhas no sistema não ocorram”, evidenciou. Segundo o Milton Reis integração do sistema também trouxe econômica de 80% para o município.  

 

De acordo com o diretor da Prime Soluções, David Vieira de Souza, a Prefeitura de Valparaíso de Goiás foi a pioneira a aderir à tecnologia cloud computing. “Valparaíso foi uma das primeiras a investir em computação na nuvem. Todos os sistemas do município estão hospedados em cloud computing, isso otimiza a segurança quanto a backups, evita invasões de hackers e extravios de informações. A iniciativa mostra que o município está preocupado com os dados e com as informações da gestão”, destacou.

 

A estrutura da Gestão Tributária Prodata possui segurança gerencial e os módulos permitem o fechamento adequado das contas públicas. O módulo Tributário contempla o gerenciamento de ITBI, gestão cadastral, fiscalização fazendária, dívida ativa, controle de arrecadação, atendimento ao cidadão, gestão de IPTU, controle de Taxas e Impostos e procuradoria tributária. Já o sistema de Nota Fiscal Eletrônica é uma maneira eficiente e segura de emissão de notas. Para o contribuinte, todo o processo pode ser feito de maneira online e para os órgãos fiscalizadores contribui na diminuição da sonegação e, consequentemente o aumento da arrecadação.

 

Para a prestação de contas e Portal da Transparência, o sistema também será um diferencial, já que o contribuinte, assim como os Tribunais de Contas poderão acessar em tempo real toda a evolução de receita, faturamento e economia. “Com a integração dos sistemas teremos dados de arrecadação integrados em tempo atual, atualizados com o orçamento e todas as Secretarias estarão integradas”, concluiu David.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás