Governo de Valparaíso participa do encerramento do 16° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação .:. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás

Governo de Valparaíso participa do encerramento do
16° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

Publicado em 12/08/2017 às 22:25

A Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou na manhã de sexta-feira (11/08), do último dia do 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado em Fortaleza (CE).

O evento promovido pela União dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME) reuniu diretores e equipes técnicas de secretarias municipais de educação de todo o Brasil para discutir o tema: “Os desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) na garantia do direito à educação de todos e de cada um”.

Durante o encerramento do Fórum, os alunos do projeto Grupo de Pifes Arte Escola, da cidade de Maranguape (CE), tocaram tradicionais músicas da localidade, traduzindo o que foi o encontro. Após, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima, apresentou aos presentes o balanço do biênio 2015/2017 e explicou como a instituição trabalha nos âmbitos nacional, regionais e estaduais. Na sequência foram empossados os novos integrantes da diretoria executiva da Undime para o Biênio 2017/2019.

“Uma das primeiras questões que a gente tem em mente é retomar o planejamento estratégico da Undime, respeitando as demandas que estão chegando através de novos gestores e as que virão da nova diretoria”, anunciou Alessio. Segundo o presidente, essa ação é urgente para que a instituição continue avançando com suas agendas. “Queremos também fortalecer as cinco regiões para que possam estar demandando e consolidando e que, de fato, possam ter de políticas educacionais efetivas nas localidades”, completou. A intenção é que as regiões discutam entre si suas especificidades e que as seccionais levem para a Undime Nacional as demandas locais.

Alessio ressaltou que outro ponto importante é que os dirigentes propaguem o papel da Undime aos secretários de educação, a fim de que todos entendam o papel da instituição e possam contar com o apoio dela. O presidente reconduzido ao cargo ainda agradeceu a todos os integrantes da nova diretoria executiva, aos presentes e parceiros institucionais.

Para Valparaíso de Goiás, a participação da Equipe Técnica Pedagógica juntamente com a Divisão de  Projetos  da Secretaria Municipal de Educação foi de fundamental importância. O Município participou com os gestores da linha de frente, o prefeito Pábio Mossoró e a secretária professora Rudilene Nobre. Ambos avaliaram os quatro dias de formação como uma oportunidade para rever e planejar melhor as ações da educação.

Segundo Rudilene, uma das primeiras questões é retomar o planejamento estratégico das ações respeitando todas as demandas.  De acordo come ela, debater e trocar experiências com outros municípios foi importante para fortalecer a gestão, pois o governo que tem um olhar diferenciado e focado na educação terá com certeza ações exitosas no final. “É preciso ousadia para fazer a diferença e muita vontade política para evoluir”, concluiu.

Para o prefeito Pábio, a educação deve ser tratada com responsabilidade e vista como uma ferramenta para o crescimento de Valparaíso. Ele acredita que o governo municipal trabalha para assegurar ensino de qualidade as crianças e adolescentes. Além disso, destacou a participação dos gestores valparaisenses no 16º Fórum. “Foi uma excelente experiência e todo o conhecimento adquirido aqui levaremos para que seja aplicado em nossa cidade. Nesses dias de participação, nós conseguimos dialogar com outros municípios e trocamos ideias com secretários de educação, vereadores e prefeitos. Participamos de um grande congresso, responsável por tirar dúvidas sobre gestão pedagógica, de pessoas, questões orçamentárias e administrativas. Todas as informações absorvidas serão de suma importância para o desenvolvimento da educação municipal” afirmou.

Participaram e também representaram Valparaíso no 16º Fórum, a diretora da Divisão de Assuntos Técnicos Pedagógicos, Adriany Brandão; e a diretora de Projetos da Educação, Flora Fadini.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás