Curso de Ferrageamento e Casqueamento é concluído em Valparaíso .:. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás

Capacitação
Curso de Ferrageamento e Casqueamento é concluído
em Valparaíso

Curso de Ferrageamento e Casqueamento é concluído em Valparaíso

A ação teve como objetivo capacitar os alunos para fazer os procedimentos de maneira correta e não machucar o pé dos animais
Publicado em 05/10/2017 às 12:27

A Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura Familiar e da EMATER-GO, finalizou na manhã desta quarta-feira (05), o curso de Ferrageamento e Casqueamento. O encerramento foi realizado na 2º Etapa do Céu Azul.

O curso contou com a participação de 12 alunos e durou 4 dias (segunda a quinta-feira, 2 a 5 de outubro) com a carga horária de 32 horas. A ação teve como objetivo capacitar os alunos para fazer os procedimentos de ferragemanto e casqueamento de maneira correta e não machucar o pé dos animais.

O casqueamento é um procedimento feito no cascos dos angulados, é mais comum fazer em equinos e muares, empregado como forma de tratamento e\ou manutenção, prevenindo e curando doenças que possam acometer o animal. Já o ferrageamento é a aplicação de uma lâmina de ferro, ferradura, presa por meio de cravos, na borda da parede do casco, com o objetivo de proteger, curar ou corrigir o aprumo do pé dos equinos.

Para o médico veterinário Daniel Ribeiro Camargo, a capacitação do curso é de extrema importância. “Capacitar o produtor, o trabalhador do campo em ferrageamento, para melhorar o desempenho do cavalo na pista, hoje temos muitos cavalos-atletas”, destaca.

De acordo com Venerando Freitas, o proprietário tem que sempre estar se capacitando para facilitar seu trabalho. “Dentro da realidade da cidade, isso vai de encontro com os animais, o proprietário quer desenvolver o animal e o primeiro passo é zelar pelo pé do animal. Estar com os pés em perfeitas condições para servir seu dono e garantir o seu ganha pão”, comentou o aluno.

O curso contou também com o apoio do Sindicato Rural de Luziânia-GO.