Palestras do Outubro Rosa são realizadas nos PSFs do Anhanguera A e da Morada Nobre .:. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás

Palestras do Outubro Rosa são realizadas nos
PSFs do Anhanguera A e da Morada Nobre

Publicado em 11/10/2017 às 12:19

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou uma série de palestras no Município em alusão ao movimento Outubro Rosa.

Em Valparaíso o objetivo do movimento é chamar a atenção da população para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que representa cerca de 25% dos novos casos de câncer a cada ano, sendo o mais comum entre as mulheres depois do câncer de pele não melanoma.

Nesta quarta-feira, 11 de outubro, o prefeito Pábio Mossoró, ao lado do Secretário de Saúde, Leonardo Esteves, acompanhou eventos realizados nas unidades do Programa Saúde da Família – PSFs dos bairros Anhanguera A e Morada Nobre.

Segundo o Chefe do Poder Executivo, as visitas buscaram incentivar o trabalho preventivo na cidade e alertar as valparaisenses sobre a magnitude do movimento. “Essas palestras são muito significativas, pois mostram para as mulheres à necessidade de se criar o hábito do autoexame da mama e de fazer a mamografia. Se a doença é diagnosticada no começo as chances de cura são maiores”, destacou.

De acordo com o prefeito de Valparaíso, o movimento contribui com a desmistificação do câncer de mama, dando apoio e ajudando a sociedade a lidar com os casos. Ele também parabenizou todas as mulheres que se cuidam e não deixam sua saúde passar em branco. “Quero convidar todos para abraçar essa causa, participando das palestras e ações do Outubro Rosa nas nossas Unidades de Saúde”, ressaltou.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. É importante lembrar que o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

.