Campanha Novembro Azul é lançada oficialmente em Valparaíso de Goiás .:. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás

Campanha Novembro Azul é lançada oficialmente em
Valparaíso de Goiás

Campanha Novembro Azul é lançada oficialmente em Valparaíso de Goiás

Publicado em 07/11/2017 às 19:01

A Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na terça-feira (07/11), a abertura oficial da campanha Novembro Azul. O pontapé inicial do movimento foi dado na Unidade Básica de Saúde – UBS, que fica situada no bairro Jardim Céu Azul.

Durante a ação, autoridades e pacientes participaram de palestras, consulta médica, orientação pré-natal e da coleta de sangue para a realização do PSA, que é um exame que tem como principais funções verificar a presença de um câncer de próstata e o andamento da doença, mas também é um marcador comum para outras doenças da próstata, como a prostatite e lesões no geral.

O objetivo do trabalho de conscientização é alertar sobre a importância do cuidado com a saúde da população masculina, principalmente, em relação ao câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

A SMS informou que durante o mês de novembro, as ações preventivas serão reforçadas na Rede Municipal de Saúde com o intuito de ajudar a reduzir os índices de mortalidade pelas doenças mais incidentes no público masculino.

Ao comentar sobre a campanha Novembro Azul, o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró, destacou que as ações desenvolvidas mostram o compromisso do Governo Municipal com a saúde pública. Ele também alertou sobre a importância da prevenção de doenças. “Procure nossas unidades de saúde e faça seus exames. Precisamos promover essa conscientização junto à comunidade”, finalizou.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 61,2 mil novos casos de câncer de próstata devem ser registrados no Brasil neste ano. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015.