postado em 19/12/2017 em MEIO AMBIENTEAvanços

Secretaria de Meio Ambiente discute ano e projeto Troca Solidária

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura Familiar realizou uma reunião com produtores rurais e artesãos nesta segunda-feira, 19/12, para discutir avanços da pasta no ano de 2017 e debater o oferecimento de oficinas e cursos no município voltados para essa área.

Na reunião foi proposto também a troca solidária de produtos que sobrarem da Feira do Produtor, essa que neste ano foi realizada em 5 oportunidades diferentes. A ideia é trocar os produtos entre os feirantes no mesmo local, após o encerramento das atividades, com o objetivo de incentivar e complementar a alimentação dos produtores e, consequentemente, estimular a agricultura local.

Os produtores rurais foram representados por Maria Alves e José Ferreira e os Artesãos municipais representados por Doralice. Participou também da reunião, o Diretor da Economia Solidária, Professor Marcos Andrey.

Neste ano de 2017, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura Familiar ofereceu diversos cursos gratuitos de capacitação e qualificação.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Rafael Viana, com os cursos oferecidos, muitas pessoas aproveitaram para aperfeiçoar as técnicas aprendidas para confeccionar novos produtos e vendê-los, conseguindo assim uma nova geração de renda. “Tem pessoas que não tem noção nem de colocar a linha na agulha e depois do curso saem daqui fazendo coisas lindas. É muito gratificante e uma segunda opção de geração de renda para as famílias”, destacou Rafael.