postado em 22/01/2018 em ADMINISTRAÇÃODesenvolvimento Econômico

Desenvolvimento Econômico apresenta trabalho desenvolvido no ano passado e traça metas para 2018

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico terminou 2017 apresentando resultados positivos para o município de Valparaíso de Goiás. O ano consolidou a importância da Pasta para a Gestão Municipal e abriu possibilidades para atingir novas metas e executar novos projetos em suas áreas de atuações.

Ao comentar o sucesso alcançado no ano passado, o secretário Jordame Barbosa afirmou que o Desenvolvimento Econômico vem procurando criar novas ferramentas para o crescimento dos empreendedores e da cidade. “O Governo Municipal vem buscando mecanismos para fortalecer o comércio local, visando gerar mais renda para o município e criar novas oportunidades de trabalho para a população. É isso que fizemos e continuaremos na mesma direção”, destacou.

A Pasta tem conquistado grande espaço e vem mantendo boa relação com o empresariado local, caminhado em consonância com as orientações do prefeito Pábio Mossoró. “Eu gosto sempre de lembrar que temos contado com o dinamismo e empenho dos nossos servidores, que estão fazendo o melhor e oferecendo um atendimento de qualidade para as pessoas que buscam ajuda e uma direção aos seus negócios por meio de projetos e programas disponibilizados pela Secretaria e por nossos parceiros”, disse.

Ações de destaque em 2017

No primeiro ano da nova gestão muitas parcerias foram fechadas pela Prefeitura de Valparaíso por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que avançou nas tratativas e celebrou convênio com o Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste (UNIDESC). Além disso, também foram firmados convênios com a Faculdade Anhanguera e Faculdade FAEL. Os acordos possibilitaram a cooperação mútua e concessão de descontos aos servidores municipais ativos e dependentes residentes no município, na matrícula e nas mensalidades de cursos ou programas das entidades de ensino.

Ao longo do último ano, a Secretaria idealizou atrair novos empreendimentos e investidores para Valparaíso, seja articulando iniciativas para potencializar possíveis investimentos ou buscando incentivos fiscais em outras esferas governamentais para chamar a atenção dos empresários que desejam investir e fortalecer o comércio valparaisense. As boas relações com a Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Valparaíso (Acivalgo), também viabilizaram condições e situações importantes para desenvolvimento econômico local.

Parcerias com Banco do Povo, Goiás Fomento e SEBRAE foram e continuarão sendo importantes para o Órgão Municipal, que já conseguiu inserir a cidade no Mapa do Turismo do estado de Goiás. A ideia é aproveitar este fato para criar um festival gastronômico, movimentando bares e restaurantes, além de desenvolver opções para a promoção do cicloturismo e explorar áreas que são excelentes para a prática de esportes com bicicletas e propícios para atrair visitantes a Jovem Perola do Entorno.

Metas traçadas para o ano de 2018

Neste novo ano a Secretaria de Desenvolvimento Econômico trabalhará utilizando os seguintes eixos: comércio, emprego, turismo e divulgação de serviços.

Várias ações estão em andamento e virarão realidade para o Município, dentre elas a SMDE destaca o programa SIG Fácil, o Liquidal, o Censo Empresarial, a Campanha de Valorização do Comércio Local e uma parceria com o Banco Providência. Ademais, a Pasta planeja a realização de um estudo fundamental que será responsável por identificar e traçar o Perfil Econômico de Valparaíso. Ele será feito em parceria com CONDEPLAN, IMB, JUCEG, SEBRAE e UNIDESC.

Ainda em 2018, a frente de trabalho do Órgão Público, visa preparar um Fórum de Desenvolvimento Econômico e continuar trabalhando em conjunto com seus parceiros, seja orientando ou capacitando os empresários de microempresas e empresas de pequeno porte. Os esforços devem ser centralizados juntamente na regularização de todo comércio local, e, principalmente, na promoção de uma integração com associações de bairros e comerciais.