postado em 25/01/2018 em INFRAESTRUTURADesenvolvimento e Infraestrutura Urbana

Desenvolvimento e Infraestrutura Urbana fala de ações realizadas e planeja intenso trabalho para 2018

Após um primeiro ano de muito trabalho, a Pasta garante que todas as demandas atendidas pela administração pública visaram o crescimento e progresso do Município, além do bem-estar e segurança da população.

A Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Infraestrutura Urbana já executou inúmeras ações e variados projetos em diversos bairros valparaisenses.

O secretário Antonio Reis explica que a SMDI é responsável por supervisionar e orientar o planejamento urbano de Valparaíso. “Em 2017 tivemos como finalidade, a promoção de ações e políticas públicas de desenvolvimento e expansão urbana, fiscalizamos a execução das obras e serviços contratados, elaboramos projetos e executamos os mesmos. Estamos conservando, mantendo e restaurando os serviços e obras públicas, com muita responsabilidade. A nossa meta para 2018 é finalizar ações em andamento e iniciar novos projetos que garantirão mais desenvolvimento urbano para a nossa cidade”, destacou.

Relatórios da Secretaria de Desenvolvimento e Infraestrutura Urbana confirmam que no ano passado, a Divisão de Serviços Gerais (DSG) promoveu inúmeras atividades de roçagem, capina e varrição em todas as regiões da cidade.  O setor também foi encarregado pela recuperação direta de centenas de bocas de lobo e também pelo desentupimento de galerias de águas pluviais em diferentes locais.

Em relação à Divisão de Iluminação Pública (DIP), os números de produção relatam a execução de um grande mutirão de iluminação, que aconteceu de janeiro a junho e atendeu todos os bairros de Valparaíso. É importante informar que foram feitos atendimentos entre revisão, troca e instalação de iluminação pública. Durante a Operação Cidade Limpa, cerca de 1500 atendimentos acabaram sendo feitos em diversos bairros. Ainda em 2017, a DIP criou uma equipe de manutenção noturna e que circula pela cidade atendendo as necessidades encontradas em muitos pontos. Neste período, a partição efetuou atendimentos essenciais na Praça Central e no Campo do Jardim Céu Azul, na Unidade Prisional, no Hospital Municipal, no CEUs das Artes, em Escolas Municipais, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e restabeleceu a Iluminação da Rodovia BR-040.

Dados apresentados pela Secretaria de Infraestrutura indicam que a Divisão de Obras Públicas (DOP), somente nos doze primeiros meses de gestão, consumou levantamentos e reformas em mais de dez prédios públicos municipais. O Órgão Municipal destaca melhorias urbanas e os seguintes projetos que foram concluídos em 2017: Pavimentação e Rotatória do Bairro Jardim Ipanema (entrada), Pavimentação no Jardim Oriente (Rua ao lado do Batalhão da PMGO), Trevo da Cidade Jardins, Rotatória da Creche Cidade Jardins, Trevo de Acesso à BR-040 pela Cidade Jardins, Acessibilidade Interna do CAIS, Acessos a BR-040 a partir da Rua Recife – Parque Marajó até o Jockey Club e Acessos ao Hospital Municipal.

A Pasta também ressalta atividades da Divisão de Regularização Fundiária, responsáveis pelas desafetações da área ocupada pela Vila dos Carneiros, localizada no Setor de Chácaras Anhanguera A e do CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) no Jardim Oriente. Além disso, a SMDI salienta a regularização fundiária integral do Loteamento Nova Vila Guaíra localizada na gleba 06 "A" da Fazenda Santa Maria. Apenas em 2017, este setor deu andamento em mais de trinta processos de remembramento, desmembramento, retificação de área e usucapião que se encontravam paralisados. Foram atendidas cerca de 200 requisições de certidões de matrícula, certidões de ônus, cópias de decretos e leis referentes a desafetações, retificações de área, desmembramentos, remembramentos, doações de áreas, criação de loteamentos e solicitações de plantas de bairros e plantas de situação.

A Divisão de Manutenção e Limpeza Urbana também ligada ao Desenvolvimento e Infraestrutura Urbana apresentou os resultados positivos de 2017. Os números apontam que a empresa Green Ambiental executou 1.025.586,30 m² de serviços de roçagem e capina e 2.942,16 T nas ações de tapa-buracos. No mesmo ano, a QUEBEC que é outra empresa que trabalha em parceria com o Governo Municipal, foi responsável por coletar 41.653,50 T de resíduos urbanos, 43.132,30 km de varrição manual, além de 155.145,18 m² de caiação de meios fios, 7.891,54 h/equipe de remoção de entulhos, 7.269,60 km de limpeza de feiras livres e 26,68 T de coleta de resíduos da saúde.

Obras previstas para o ano de 2018-01-25

Entrega do Banco de Alimentos.

Entrega do Centro de Referência de Atendimento à Mulher

Pavimentação da Avenida do Pacaembu.

Melhoria do Acesso ao Valparaízo II.

Melhoria das Ruas Minas Gerais (Ponte), Araguaia e no Bairro Ypiranga.

Recuperação asfáltica dos bairros Jardim Oriente, Morada Nobre, Cidade Jardins e avenidas principais do Jardim Céu Azul.