Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social apresenta balanço de 2017 .:. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás

Desenvolvimento Social
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social apresenta balanço
de 2017

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social apresenta balanço de 2017

Após um primeiro ano de muito trabalho, a Pasta trabalha arduamente para que a assistência social seja realizada de forma humanitária
Publicado em 30/01/2018 às 12:33

A Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social executou inúmeras ações em 2017 e promete árduo trabalho em 2018.

Os números da secretaria são expressivos, principalmente pelo fato de executar a Política Municipal de Assistência Social. Seu objetivo é demonstrar a correta aplicação dos recursos recebido seguido por suas ações e atividades.

De acordo com a titular da pasta de Desenvolvimento Social, Joselene Maria Sérgia Bastos, a secretaria é a responsável por cuidar de toda política assitencial municipal. “Nossa secretaria centra esforços na prevenção e no enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco sociais, por meio de intervenções territoriais e com foco nas relações familiares e comunitárias”, explica.

Os desafios da secretaria em 2017 foram expressivos, tais quais: Atendimento e manutenção dos Programas e serviços; Reestruturação dos Programas Sociais, adequando as normativas; Estruturação da Casa–Lar; Reordenamento do CRAS com os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Parceria com ITEGO para realização de cursos profissionalizantes, devido ao não término de construção do espaço físico deste órgão e com apoio a insumos para tal realização.

De acordo com os dados apresentados pela secretaria, mais de 5 milhões e meio foram aplicados nos programas de assistencial social do município. Os serviços prestados a comunidade foram diversos, totalizando mais de 650 atendimentos.

O programa Bolsa Família atualmente atende mais de 12 mil famílias. O Centro de Referência de Assistência Social, que está presente em 3 bairros (Céu Azul, Céu das Artes e Santa Rita), realizou mais de 13 mil atendimentos e usuários encaminhados para outros programas.

A Casa Lar, proteção social de alta complexidade do município, promoveu cerca de 160 atendimentos e intervenções no ano de 2017. Nos programas de proteção social de média e alta complexidade, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência Especializado em Situação de Rua (Centro Pop) realizaram juntos mais de 4 mil atendimentos.