postado em 30/01/2018 em ASSISTÊNCIA SOCIALDesenvolvimento Social

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social apresenta balanço de 2017

Após um primeiro ano de muito trabalho, a Pasta trabalha arduamente para que a assistência social seja realizada de forma humanitária

A Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social executou inúmeras ações em 2017 e promete árduo trabalho em 2018.

Os números da secretaria são expressivos, principalmente pelo fato de executar a Política Municipal de Assistência Social. Seu objetivo é demonstrar a correta aplicação dos recursos recebido seguido por suas ações e atividades.

De acordo com a titular da pasta de Desenvolvimento Social, Joselene Maria Sérgia Bastos, a secretaria é a responsável por cuidar de toda política assitencial municipal. “Nossa secretaria centra esforços na prevenção e no enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco sociais, por meio de intervenções territoriais e com foco nas relações familiares e comunitárias”, explica.

Os desafios da secretaria em 2017 foram expressivos, tais quais: Atendimento e manutenção dos Programas e serviços; Reestruturação dos Programas Sociais, adequando as normativas; Estruturação da Casa–Lar; Reordenamento do CRAS com os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Parceria com ITEGO para realização de cursos profissionalizantes, devido ao não término de construção do espaço físico deste órgão e com apoio a insumos para tal realização.

De acordo com os dados apresentados pela secretaria, mais de 5 milhões e meio foram aplicados nos programas de assistencial social do município. Os serviços prestados a comunidade foram diversos, totalizando mais de 650 atendimentos.

O programa Bolsa Família atualmente atende mais de 12 mil famílias. O Centro de Referência de Assistência Social, que está presente em 3 bairros (Céu Azul, Céu das Artes e Santa Rita), realizou mais de 13 mil atendimentos e usuários encaminhados para outros programas.

A Casa Lar, proteção social de alta complexidade do município, promoveu cerca de 160 atendimentos e intervenções no ano de 2017. Nos programas de proteção social de média e alta complexidade, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência Especializado em Situação de Rua (Centro Pop) realizaram juntos mais de 4 mil atendimentos.