X
ACESSO À INFORMAÇÃO

Notícias

postado em 08/02/2018 em MEIO AMBIENTEMeio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente inicia projeto de recuperação do Córrego Maurício

A iniciativa que é coordenada pelo diretor Jaime Phelipe, vem crescendo e faz parte de um projeto que está sendo executado desde o ano passado.

A Prefeitura de Valparaíso de Goiás, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura Familiar, iniciou na quinta-feira (08/02), a recuperação ambiental do Córrego Maurício, situado no bairro Valparaízo II. A iniciativa que é coordenada pelo diretor Jaime Phelipe, faz parte de um projeto que está sendo executado desde o ano passado.

 

A SMAAF informou que o objetivo é recompor toda mata ciliar de córregos que cortam o Município, com o plantio de mudas nativas e frutíferas.  Além de recuperar a vegetação, o trabalho do Governo visa à proteção de recursos hídricos e a implantação de um Parque Linear às margens do Córrego Maurício. Ações semelhantes já foram promovidas nos córregos: Roncador (Parque Esplanada II) e Mangal (Setor de Chácaras Ypiranga).

 

A primeira parte da ação foi o plantio de 200 mudas nativas e frutíferas do cerrado em uma área detrês mil metros quadrados e a segunda parte será o plantio de mais 400 mudas, entre elas, o Ipê Rosa, Ipê Roxo e o Pau Ferro, numa área vizinha de 5 mil metros. Todas as mudas foram doadas pela Saneago

 

Nesta semana, a Secretaria de Desenvolvimento e Infraestrutura Urbana instalou postes de iluminação nas ruas 13, 14 e 15 do bairro Valparaíso II, próximo ao córrego. A ação em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura Familiar traz benefícos para a comunidade, não apenas com a iluminação pública, mas também com um ambiente mais adequado aos moradores do bairro.

 

Segundo o secretário e engenheiro ambiental, Rafael Viana, as atividades de preservação são importantes para o futuro de Valparaíso e em breve apresentarão os primeiros resultados. “Trabalhamos para garantir uma cidade melhor,mais verde e queremos contribuir com a recuperação da margem do Córrego Maurício, qualificando e ajudando a melhorar o meio ambiente urbano. Realizamos um trabalho de continuidade às margens do córrego porque a recomposição vegetal resgata o aspecto ambiental e paisagístico”, explicou.

 

De acordo com o prefeito Pábio Mossoró, este é um serviço sério e que vem sendo tratado com carinho pela Prefeitura. “Ao longo dos próximos meses, vamos reforçar a recuperação dos córregos, com a limpeza e plantio de árvores nas áreas. Queremos envolver a comunidade nestes projetos, mostrando a importância de se ter amor à natureza e da preservação ambiental destes locais”, afirmou.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás

 

Imagens
COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA