1º dia de campanha de Carnaval reforça atenção à prevenção de doenças .:. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás

1º dia de campanha de Carnaval reforça
atenção à prevenção de doenças

1º dia de campanha de Carnaval reforça atenção à prevenção de doenças

Governo municipal leva à população dicas de saúde durante o carnaval e após o período de festa. A ação tem apoio do Shopping Sul
Publicado em 09/02/2018 às 11:14

Nesta quinta-feira (08), o governo municipal realizou o 1º dia da campanha de carnaval no Shopping Sul para reforçar a população na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV e Sífilis.

Foram realizados testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C e distribuição de preservativos. No primeiro dia de ação, foram 366 testes rápidos. O paciente recebe o resultado do exame na mesma hora. Nesta sexta-feira (09), a ação continua no Shopping Sul das 10h às 17h. A Divisão de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, é a responsável pela campanha.

Próximo ao período de carnaval, uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo, a preocupação da equipe de saúde é instruir e informar a população quanto à importância da prevenção e uso de preservativos.

As unidades de saúde, também estão em campanha. Durante a semana que antecede o feriadão de carnaval, as Unidades Básicas de Saúde e Postos de Saúde da Família estão realizando palestras educativas, além disso, os preservativos também são distribuídos gratuitamente nas UBS’s e nos PSF’s do município.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, 830 mil pessoas vivem com HIV. Desse total, 548 mil pessoas estão em tratamento. Segundo o secretário municipal de Saúde, Leonardo Esteves, algumas medidas básicas de prevenção podem contribuir para um carnaval com mais segurança e saúde. “Esta é uma ação muito significativa, principalmente quando o ponta pé inicial é a prevenção. Nosso intuito é conscientizar a população fazendo com que evitem descuidos pessoais que podem gerar graves problemas e outros desgastes. A Proteção deve ser a marchinha desse carnaval”, completou.

A população também tem acesso aos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite no próprio Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), situado no Centro de Atendimento Integrado à Saúde (CAIS), Valparaízo II para diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O resultado sai na hora e o atendimento é sigiloso.

Colaboração: Ministério da Saúde