postado em 26/02/2018 em CULTURACultura

Rede de Orquestras vira realidade em Valparaíso

O Governo de Goiás lançou na segunda-feira, 26 de fevereiro, a Rede de Orquestras Jovens de Goiás e o programa Bolsa Artista. A solenidade de lançamento dos projetos foi realizada no Palácio Pedro Ludovico em Goiânia, e contou com a presença do prefeito Pábio Mossoró, do secretário Ricardo Viana (Cultura, Desporto, Lazer e Juventude) e do diretor de Cultura Jorge Recife, todos representando o município de Valparaíso de Goiás.

A Rede de Orquestras Jovens de Goiás consiste na implantação de núcleos em 14 municípios, dentre eles Valparaíso, com o modelo profissionalizante do Basileu França. A Bolsa Artista, por sua vez, é uma reformulação do programa Bolsa Orquestra. Com valor mensal de R$ 800, ela subsidiará a formação profissional também dos alunos das outras modalidades do Basileu França. São, ao todo, 230 beneficiados.

Segundo o governador Marconi Perillo, somente no ano passado, o governo estadual investiu cerca de R$ 150 milhões na área. “Investimos em cultura por amor, não por obrigação”, afirmou.

O prefeito Pábio destaca a importância  do momento para os valparaisenses, principalmente, a assinatura do termo de entrega de 150 instrumentos que serão utilizados em aulas gratuitas de violino, viola clássica, contrabaixo, trompete, trombone, trompa, flauta e canto coral na cidade. “O objetivo é oferecer qualificação por meio da música para crianças, jovens e adolescentes entre 8 e 18 anos, que desejam desenvolver seus talentos musicais”, ressaltou.