postado em 02/03/2018 em MEIO AMBIENTENova estrutura

Feira do produtor ganha Cobertura Permanente

Em 2018, a Feira do Produtor está em local permanente, todos os sábados e domingos, na Etapa D, em frente ao CTG, das 8h às 12h

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura Familiar realizou o término da cobertura da Feira do Produtor. Agora os agricultores poderão expor seus produtos em melhores condições.

A área da cobertura é de 9 metros de largura x 15 metros cumprimento totalizando 135 metros quadrados. Em 2018, a Feira do Produtor está em local permanente, todos os sábados e domingos, em frente ao CTG na Etapa D, das 8h às 12h.

Quem passa pelo local desfruta de doces, farinha, frutas, legumes, pães, geleias, verduras, leites, manteigas, linguiças, salames artesanais, entre outros produtos naturais e sem agrotóxicos.

O início das atividades da Feira do Produtor acorreu em março de 2017. O objetivo é levar aos cidadãos valparaisenses alimentos produzidos no município, além de oferecer a oportunidade para que a comunidade possa adquirir o hábito de comprar e consumir produtos oriundos de chácaras situadas na região, que são administradas por trabalhadores que vivem do cultivo e da venda das mercadorias e, para o produtor, é uma oportunidade para expor os produtos cultivados e produzidos em suas chácaras.

Nesse ano a Secretaria também conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Divisão de Economia Solidária. O objetivo da integração das pastas é unir forças para incentivar a expansão dos pequenos negócios.

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura Familiar é o órgão municipal responsável pela promoção de ações de planejamento, coordenação, execução, controle, apoio e avaliação da preservação ambiental e da agricultura familiar, desta forma, oferece aos agricultores e comunidade em geral cursos de qualificação com apoio do Emater e Senar, tais como: Curso de Produção Hortícola Intensiva em Pequenos Espaços; Irrigação; Produção de Maracujá; Fruticultura, entre outros.