X
ACESSO À INFORMAÇÃO

Notícias

postado em 06/03/2018 em MEIO AMBIENTEPneus Irreversíveis

Ação recolherá cerca de 80 toneladas de pneus em Valparaíso

A iniciativa tem como meta a conscientização ambiental junto à população acerca dos prejuízos causados pelo descarte inadequado de pneus

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura Familiar promoveu nesta terça-feira, 06/03, uma ação de recolhimento de aproximadamente 80 toneladas de pneus. A coleta está sendo realizada na Cooperval, localizada no Setor de Chácaras Brasil.

 

A iniciativa tem como meta a conscientização ambiental junto à população acerca dos prejuízos causados pelo descarte inadequado de pneus tanto nas cidades quanto nas rodovias estaduais e federais.

 

Em 2017, a Secretaria recolheu e encaminhou para reciclagem mais de 180 toneladas de pneus. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura Familiar, Rafael Viana, o envolvimento da comunidade e de borracharias locais é importante para a coleta e destinação correta de pneus velhos que, se não guardados em local correto, podem acumular água parada, o que contribui para proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além disso, o pneu descartado no meio ambiente demora cerca de 600 anos para se decompor.

 

Os pneus descartados têm como destino final o município de Luziânia, na empresa WTO Ambiental, que com uma tecnologia voltada para destinação de plásticos, transforma pneus velhos e plásticos inutilizáveis em óleo diesel para máquinas agrícolas.“Nós recolhemos os pneus coletados dispostos na cidade de forma inadequada nos ribeirões e córregos, nas borracharias. Isso foi feito para beneficiar a cidade e proteger o meio ambiente, visto o vasto tempo que o pneu leva para se decompor. Fazemos uma parceria com a empresa WTO de Luziânia, onde a empresa faz a reciclagem do pneu, nisso é extraído o arame e é produzido óleo para máquinas agrícolas”, destacou Rafael Viana.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás

Imagens
COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA