Parceria público-privada: Valparaíso de Goiás recebe 1ª Ludoteca .:. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás

Parceria público-privada: Valparaíso de Goiás recebe 1ª
Ludoteca

Parceria público-privada: Valparaíso de Goiás recebe 1ª Ludoteca

A ludoteca é composta por um conjunto de recursos pedagógicos e lúdicos que potencializam e ajudam a vítima a expressar e interpretar situação de violência, maus tratos ou negligência.
Publicado em 09/04/2018 às 14:20

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e em parceria com Instituto Sabin, inaugurou na sexta-feira, 06 de abril, a primeira Ludoteca do município.

A intenção do projeto que será executado no Centro de Referência de Assistência Social - CREAS de Valparaíso de Goiás é proporcionar uma melhoria nos atendimentos realizados na rede pública de saúde, de justiça e de assistência social, voltados às crianças e adolescentes em situação de violência, maus tratos ou negligência.

A ludoteca é composta por um conjunto de jogos e recursos pedagógicos e lúdicos que potencializam e ajudam as vítimas a expressar e interpretar o que lhes teria acontecido.

O local será utilizado por psicólogos e assistentes sociais no trabalho de aproximação e interação com crianças vítimas de violência ou então com aquelas que tiveram as mães agredidas por maridos companheiros ou ex-companheiros.

Acrecilda Silva Freire, coordenadora do CREAS, comentou a alegria em receber a 1ª Ludoteca de Valparaíso.  “As demandas do CREAS são as mais cruciais e, receber a Ludoteca, é um presente para a equipe e comunidade. Nós trabalhamos com uma demanda que requer cuidados e o Sabin teve esse olhar carinhoso voltado às crianças vitimadas”.

Segundo a analista de projetos sociais do Sabin, Lian Siqueira, o instituto recebe recursos para elaboração de projetos sociais e o projeto Ludotecas completa neste em 2018 seu 10ª aniversário. “Hoje estamos inaugurando a ludoteca de número 84 e aqui em Valparaíso, graças à Parceria público-privada firmada com a prefeitura temos a alegria de entregar a primeira ludoteca deste município”, completou.

O prefeito Pábio Mossoró agradeceu ao Sabin pelo trabalho social. “Esse instrumento é de fundamental importância para melhorar e ampliar o atendimento. Infelizmente nós ainda nos deparamos com violências desse tipo. Parabéns ao Sabin pela iniciativa, agora, nossa responsabilidade aumenta porque temos condições de atender nossa comunidade com qualidade”, pontuou.

O Sabin ofertou ainda uma capacitação de dois dias para os profissionais que vão utilizar a ludoteca. É importante ressaltar que o material de apoio para atendimento inclui desde brinquedos – quebra-cabeças, jogos de tabuleiro e de encaixe – até uma família de bonecos representando pessoas de diversas raças, idades e profissões, uma casinha com ambientes semelhantes a uma casa real, além de material pedagógico.

Nas ludotecas, junto com brinquedos, livros e bonecos especiais que representam a família, os profissionais do CREAS podem obter informações e detalhes importantes sobre a violência sofrida pela criança ou pela família, o que facilita o diagnóstico precoce.

Participaram da solenidade o secretário de Desenvolvimento Social Francisco Ribeiro; o vice-presidente da Câmara, vereador Ferreira, secretário de Participação Popular, Paulo Baiano; o secretário de Desenvolvimento e Infraestrutura Urbana, Antônio Reis; o Administrador do Céu Azul, André Ricardo, os servidores e colaboradores do CREAS e  do Conselho Tutelar.

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás

Colaboração: Projeto Ludotecas – Sabin