postado em 12/04/2018 em SAÚDECampanha de Vacinação

Campanha de Vacinação contra influenza começa nesta sexta-feira (13) para grupos prioritários

A Campanha de Vacinação contra a influenza em Goiás começa na sexta-feira, 13 de abril. Para otimizar os atendimentos aos grupos prioritários e minimizar filas, a Secretaria Municipal de Saúde de Valparaíso de Goiás divulgou o cronograma de vacinação 2018.

Devem se vacinar idosos acima de 60 anos, crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas e professores da rede pública e particular.

Todas as unidades de saúde receberão doses da vacina Influenza Trivalente, que protege contra o vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.  Após a vacinação deste grupo de risco as doses remanescentes serão destinadas à população em geral. O Dia D de vacinação está previsto para o dia 12 de maio.

Confira o calendário de vacinação:

13/04 a 20/04 – Idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com doenças crônicas;

23/04 a 27/04 – gestantes, puérperas e crianças

30/04 a 11/05 – professores

12/05 – Dia D: serão vacinados todos os grupos prioritários da campanha

14/05 a 01/06 – todos os grupos prioritários da campanha

• Indígenas: podem ser vacinados durante todo o período da campanha
  • População privada da liberdade  e funcionários do sistema prisional: o agendamento será feito a critério do município no período da campanha.

Medidas de prevenção

• A forma mais eficaz de evitar a transmissão do vírus é a higienização das mãos, principalmente com álcool gel. Também é recomendável cobrir a boca e o nariz ao espirrar.
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Arte/Divulgação: Secretaria de Estado da Saúde