postado em 13/04/2018 em SEGURANÇA PÚBLICACertificação

Governo de Valparaíso de Goiás realiza cerimônia de certificação da Guarda Municipal

Os Guardas fazem parte do efetivo valparaisense que começou a atuar no dia 13 de novembro de 2017 nas ruas da cidade

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás realizou nesta quinta-feira, 12 de abril, a cerimônia de certificação da Guarda Municipal.

Ao todo 61 agentes receberam o certificado de conclusão de curso de formação.  Os guardas fazem parte do efetivo valparaisense que começou a atuar no dia 13 de novembro de 2017 nas ruas da cidade.

O prefeito Pábio Mossoró elogiou o trabalho da Guarda Municipal e destacou que o governo fará outros investimentos para instrumentar os agentes. “Em pouco tempo a Guarda Municipal já trouxe grandes resultados. Foi um projeto sonhado lá traz e agora efetivamente a GM é realidade. Estamos trabalhando para adquirir mais viaturas, além de equipamentos de proteção”, pontuou.

Na ocasião a Secretaria Municipal de Educação, por meio de sua titular, Rudilene Nobre presenteou a Guarda Municipal com dois aparelhos celulares. “Quero registrar aqui a importância do trabalho que a GM está fazendo à noite nas quatro escolas polo da EJA e, mesmo com poucos recursos, tem feito um belíssimo trabalho também nas demais escolas municipais”, completou.

Segundo relatório da GMVG, em pouco mais de 5 meses de atuação, os agentes já atenderam 264 ocorrências ou atendimentos, dentre operações que incluem Maria da Penha, primeiros socorros, perturbação do sossego, tentativa de furto e roubo, uso e tráfico de drogas, recuperação de veículos.

Além disso, houve operações conjuntas com a Superintendência dos Serviços de Fiscalização Municipal, Trânsito, Canil Municipal, Polícia Militar, Choque, Rotam, Corpo de Bombeiros e palestras educativas nas escolas.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Antônio José, as ações integradas foram realizadas em toda a cidade, em especialmente no comércio com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade nas regiões de maior circulação de pessoas.

A Guarda Municipal de Valparaíso de Goiás é considerada um grande avanço para a segurança pública do município. No dia 12 maio deste ano, a Lei de criação sancionada pelo prefeito Pábio Mossoró completa um ano.

Durante os meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2017, os GMs participaram de um Curso de Formação, um projeto que contou com 44 disciplinas e um total de 1080 horas aulas, sendo convalidado pela Conferência Nacional das Guardas, pelo Ministério da Justiça e pelos três entes federados, que são o Instituto Federal de Goiás (IFG), Estado de Goiás e os municípios que abraçaram a iniciativa.

Participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal Alceu Gomes, o vice-presidente da Câmara Ferreira, a Dra. Taise de Moraes representando a secretária de Administração e Recursos Humanos Rosângela Palácios, Luís Antônio representando a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, autoridades municipais e familiares.