postado em 13/04/2018 em SEGURANÇA PÚBLICASegurança pública

Projeto de policiamento ‘Célula de Interatividade” é destaque no Estado de Goiás

O efeito na diminuição da criminalidade em Valparaíso, nos bairros onde o projeto já foi instalado é evidente e tem sido instalado nos bairros do município gradualmente.

O Projeto de policiamento comunitário “Célula de Interatividade”, idealizado e implantado em Valparaíso de Goiás, por meio do Subcomandante do 20º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Tiradentes, tem sido destaque no Estado de Goiás.

Segundo dados disponíveis pela PM, entre novembro e dezembro de 2016 foram registrados 18 homicídios na cidade e no mesmo período do ano seguinte, já com o projeto ativado, essa taxa caiu para um único homicídio. Já são 31 células de Interatividade instaladas, uma em cada bairro, a última entregue foi nesta quinta-feira, 12, juntamente com o Prefeito Pábio Mossoró que participou da instalação no bairro Parque Esplanada III.

O projeto tem como objetivo uma aproximação das forças de segurança com a sociedade civil que passam a interagir por meio de moradores cadastrados (Tutores) de maneira "Full Time", via aplicativos de mensagens. O projeto também tem apoio da Guarda Civil Municipal e das famílias valparaisenses.

Na Célula de Interatividade os “tutores” participam de grupos comuns dos bairros e de lá abastecem com informações, que podem ser consideradas como de inteligência, outro grupo "online" restrito a eles e membros da polícia. O anonimato é garantido e a infiltração de informação de infratores da lei inviabilizada.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás, com informações do site Opção do Entorno