ACESSO À INFORMAÇÃO

Notícias

postado em 13/04/2018 em SEGURANÇA PÚBLICASegurança pública

Projeto de policiamento ‘Célula de Interatividade” é destaque no Estado de Goiás

O efeito na diminuição da criminalidade em Valparaíso, nos bairros onde o projeto já foi instalado é evidente e tem sido instalado nos bairros do município gradualmente.

O Projeto de policiamento comunitário “Célula de Interatividade”, idealizado e implantado em Valparaíso de Goiás, por meio do Subcomandante do 20º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Tiradentes, tem sido destaque no Estado de Goiás.

 

O efeito na diminuição da criminalidade em Valparaíso, nos bairros onde o projeto já foi instalado é evidente e tem sido instalado nos bairros do município gradualmente.

 

Segundo dados disponíveis pela PM, entre novembro e dezembro de 2016 foram registrados 18 homicídios na cidade e no mesmo período do ano seguinte, já com o projeto ativado, essa taxa caiu para um único homicídio. Já são 31 células de Interatividade instaladas, uma em cada bairro, a última entregue foi nesta quinta-feira, 12, juntamente com o Prefeito Pábio Mossoró que participou da instalação no bairro Parque Esplanada III.

 

O projeto tem como objetivo uma aproximação das forças de segurança com a sociedade civil que passam a interagir por meio de moradores cadastrados (Tutores) de maneira "Full Time", via aplicativos de mensagens. O projeto também tem apoio da Guarda Civil Municipal e das famílias valparaisenses.

 

Na Célula de Interatividade os “tutores” participam de grupos comuns dos bairros e de lá abastecem com informações, que podem ser consideradas como de inteligência, outro grupo "online" restrito a eles e membros da polícia. O anonimato é garantido e a infiltração de informação de infratores da lei inviabilizada.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás, com informações do site Opção do Entorno

COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA