Governo municipal realiza cerimônia de inauguração da área de terapia do NAEEI .:. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás

Governo municipal realiza cerimônia de inauguração da
área de terapia do NAEEI

Governo municipal realiza cerimônia de inauguração da área de terapia do NAEEI

Publicado em 16/04/2018 às 13:35

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta pela Educação Inclusiva, o governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira, 13 de abril, a inauguração da área de terapia do Núcleo de Atendimento Especializado em Educação Inclusiva (NAEEI).

Agora os alunos atendidos pelo Núcleo poderão desfrutar de aulas de hidroterapia e terapia ocupacional no espaço que conta com piscina, horta e playground.

Com o nosso espaço, o objetivo do NAEEI, segundo a diretora Wilma Freitas, é quebrar barreiras, fomentando o desenvolvimento de recursos que assegurem o suporte, a inclusão e um atendimento digno aos alunos com deficiência.

De acordo com o professor Renato Araújo, a hidroestimulação ou hidroterapia para o aluno com necessidade especial “é importante porque quando a criança enfrenta o medo da piscina, consequentemente acaba se superando em outras áreas da vida que ele considera difícil”, pontuou.

Estudos apontam que a hidroterapia no aspecto psicológico, melhora ainda o humor e a motivação, além da possibilidade de descarregar as tensões psíquicas através do poder de relaxamento da água. Os brinquedos terapêuticos e a horta também são usados para aliviar a ansiedade e melhoram a imunidade da criança.

Em seu discurso, o prefeito Pábio Mossoró agradeceu o esforço da equipe do NAEEI, dos pais e alunos.  “Nossos desafios são: incluir, inserir e estimular essas crianças e, quando temos boa vontade e amor conseguirmos prosseguir com o sonho. Essa área de terapia talvez seja pequeno aos nossos olhos, mas para os alunos é uma grandeza sem comparação”, completou

“As mães pediram e nós fomos atrás para implantar a área de terapia no NAEEI. A gente se emociona porque hoje se concretiza um sonho! Ainda faltam alguns detalhes, mas se não tivéssemos amor para desenvolver o ensino especial nós não levaríamos o ensino a outro patamar. Com pouco recurso, mas com boa vontade nós quebramos barreiras”, destacou a secretária de Educação Rudilene Nobre.

Antônia, mãe do aluno Lucas, destacou que a instalação da piscina foi um sonho realizado.  “Achamos que o sonho tinha sido enterrado, mas veio o prefeito Pábio e a Wilma e reacenderam a chama. O prefeito em conversa comigo disse que iria priorizar a compra da piscina do NAEEI e cumpriu”, concluiu.

O Núcleo de Atendimento Especializado em Educação Inclusiva (NAEEI) está situado na Rua 13/15, Quadra 15, Lote 1/5, Etapa A - Valparaízo I. O horário de funcionamento vai das 8h às 17h.

Participaram da solenidade os servidores da educação, os pais e alunos, os vereadores Ferreira e Flávio Lopes, a vereadora Elenir e autoridades municipais.