Aberto os Jogos Escolares de Valparaíso de Goiás 2018 .:. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás

Desporto Escolar
Aberto os Jogos Escolares de Valparaíso de
Goiás 2018

Aberto os Jogos Escolares de Valparaíso de Goiás 2018

O JEVAL (Jogos Escolares de Valparaíso de Goiás) proporcionará para os alunos uma vivência melhor por meio da cultura esportiva
Publicado em 15/05/2018 às 21:25

Como forma de incentivar à prática esportiva nas escolas municipais, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Cultura, Desporto, Lazer e Juventude realizaram na manhã desta terça-feira (15) a abertura do 19º Jogos Escolares de Valparaíso de Goiás, denominado JEVAL. A cerimônia foi realizada no ginásio de esportes do Jardim Oriente.

Neste ano, os esportes coletivos serão: vôlei, futsal, basquete e handebol; os individuais: xadrez, tênis de mesa e atletismo. A competição começa na tarde desta terça e vai até o dia 25 deste mês, com as finais, a premiação dos jogos e a cerimônia de encerramento. As equipes serão formadas com alunos e alunas de 12 a 14 anos que estão cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

O objetivo dos jogos escolares é integrar as escolas municipais participantes, promover um melhor desenvolvimento psicomotor dos alunos, ser cidadãos mais unidos e cooperar nas vivências múltiplas do ser humano. Mais do que medalhas, o esporte serve como instrumento de transformação e inclusão social para crianças e adolescentes.

Todos os jogos serão realizados nas dependências do Ginásio de Esportes do Jardim Oriente. Na cerimônia, a orquestra Chiquinha Gonzaga apresentou a música "Despacito" e ocorreu uma apresentação teatral da "Corrida Maluca".

Para o prefeito Pábio Mossoró, a realização dos jogos representa a concretização de mais uma meta de governo. “Graças ao trabalho conjunto das secretarias de Educação e Cultura, será possível a realização de mais uma ação em prol dos nossos estudantes. Vamos continuar trabalhando pela inclusão dos nossos jovens por meio de atividades culturais e esportivas”, afirmou Mossoró.

De acordo com Rosana Batista, diretora de Desporto Escolar, uma cultura desportiva na escola é muito importante. “Isso abre os olhos do aluno para conhecer a ética desportiva o que revela o espírito “fair-play” (aceitar a vitória e a derrota como fatos normais decorrentes do jogo, assim o relacionamento mútuo será mais cordial e respeitosa entre eles). Essa é a importância da educação física escolar e do profissional de educação física estar responsável por essas aulas em todos os segmentos da educação.”, destacou a diretora.

O Secretário de Desporto Ricardo Viana lembrou também que a união das pastas traz melhorias para o município e para os alunos. “Não podemos nos esquecer que somos um só corpo, um organismo, trabalhando em conjunto nossa cidade só tende a avançar mais e mais”, lembrou.

Estiveram presentes na abertura dos jogos, Rudilene Nobre (educação), Ricardo Viana (Desporto), demais secretários, vereadores e autoridades.