postado em 06/07/2018 em ASSISTÊNCIA SOCIALPopulação em Situação de Rua

Conheça o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua - Centro POP

A unidade pública de assistência social é voltada para o atendimento especializado à população adulta em situação de rua

O Centro POP é um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. O serviço é especializado para pessoas em situação de rua, proporcionar vivências para o alcance da autonomia e estimular, a organização, mobilização e participação social.

Atualmente, o Centro POP de Valparaíso atende a população em situação de rua com os seguintes serviços: alimentação (café da manhã e almoço), banho, lavagem de roupa e sapatos e auxilia na busca de tiragem de documentação pessoal. Ainda, o espaço oferece atendimento psicossocial, busca resgatar o fortalecimento de vínculos familiares, apoia e encaminha a cursos profissionalizantes e ao mercado de trabalho.

Para os moradores em situação de rua que são dependentes químicos, o encaminhamento e o acompanhamento são feito para recuperação dos mesmos em comunidades terapêuticas e clínicas de reabilitação.

A média de atendimentos por dia é de 20 pessoas em situação de rua. A unidade Centro POP de Valparaíso funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h45min. O centro fica localizado na Rua 10, Quadra 13, Lote M, Bairro Parque São Bernardo. O telefone para contato é o (61) 3025-4077.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Francisco Ribeiro, a administração do prefeito Pábio Mossoró tem se preocupado em elaborar políticas públicas para com setores da sociedade em situação de vulnerabilidade social. “A unidade Centro POP garante atendimento adequado, qualificado e seguro, promovendo dignidade às pessoas que têm a rua como espaço de vivência e sobrevivência”, disse.