postado em 06/08/2018 em ASSISTÊNCIA SOCIALPalestra

ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE OFICINA DE CONSOLIDAÇÃO DE FLUXOS

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania promoveu na sexta-feira (03/08), a Oficina de Consolidação de Fluxos em parceria do Instituto Sabin. O evento contou com uma excelente palestra ministrada pela psicóloga Fernanda Jota. Na oportunidade, ela apresentou dados sobre a oficina de consolidação de fluxos para os coordenadores técnicos dos programas sociais da secretária de assistencia social do município de Valparaíso.

Ainda durante o momento, Fernanda Jota apresentou para o público presente, o projeto Ludoteca do Sabin, criado em 2008. O intuito foi proporcionar uma melhoria nos atendimentos realizados na rede pública voltados a crianças e adolescentes em situação de violência, maus tratos ou negligência. Cada ludoteca é composta por um conjunto de jogos e recursos pedagógicos e lúdicos voltados a potencializar o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência.

Todos estes recursos lúdicos e pedagógicos ajudam as vítimas a expressar sua visão e a interpretar o que lhes teria acontecido. Uma equipe de profissionais especializados (psicólogos, assistentes sociais) incentiva o manuseio dos objetos, de tal maneira que a vítima seja estimulada a desabafar e a contar o que passou.

O titular da pasta de Assistência social e Cidadania, Francisco Ribeiro, agradeceu ao Sabin pela parceria. “As parcerias público-privadas são sempre bem-vindas em nosso governo. É uma troca de saberes que vale muito para os nossos servidores municipais”, disse em sua fala.