postado em 09/08/2018 em SEGURANÇA PÚBLICASegurança Pública

Combate à violência contra a mulher é tema principal de encontro do GGIM

O combate à violência contra a mulher foi o tema principal da reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que aconteceu nesta quinta-feira, dia 9 de agosto, no bairro Parque Rio Branco. Entre os principais informes apresentados no encontro de hoje, destacaram-se o fortalecimento de ações na área de segurança pública e todas as políticas públicas que estão sendo utilizadas na proteção e garantia dos direitos das mulheres, no município de Valparaíso de Goiás.

O prefeito Pábio Mossoró que é o presidente e responsável por convocar as reuniões do GGIM, aproveitou o momento para elogiar o trabalho conjunto das forças policiais, do governo municipal e dos demais segmentos da sociedade. Para ele, todos os integrantes estão potencializando atividades de segurança e buscando a redução dos índices criminais locais. Além disso, Mossoró destacou as iniciativas que estão sendo utilizadas para combater a violência contra à mulher, como a Câmara Técnica de Prevenção e Defesa da Mulher.  “A violação de direitos está sendo combatida diariamente. Estamos unidos no enfrentamento à violência contra as mulheres” finalizou.

12 anos de Lei Maria da Penha

O assunto entrou em pauta na mesma semana que a Lei Maria da Penha completa 12 anos de existência. A legislação n.º 11.340, sancionada em 7 de agosto de 2006, visa proteger a mulher da violência doméstica e familiar. Ela ganhou este nome devido à luta da farmacêutica Maria da Penha para ver seu agressor condenado.

Mecanismos de proteção frente à violência contra as mulheres

Atualmente, Valparaíso possui uma Assessoria Especial da Mulher, que atua na prevenção dos abusos e em defesa da integridade das valparaisenses. Contudo, é importante lembrar, que em casos de violência doméstica ou familiar, outras entidades também oferecem atendimento e podem ser contatadas pelas vítimas por meio dos seguintes números:

DEAM – (61) 3629-8246

CIOPS – (61) 3624-2800

Polícia Militar – 190

Patrulha Maria da Penha – (61) 9995-3185

Central de Atendimento à Mulher – 180

Também participaram do encontro o delegado Dr. Henrique (1ª Delegacia de Polícia Civil), o comandante Antonio José (Guarda Municipal), a delegada Dra. Isis Leal (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), secretários do governo de Valparaíso, demais servidores públicos municipais e representantes

Conheça o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM)

O GGIM é um canal de conexão de todos os órgãos de segurança pública das três esferas de governo que atuam no município — Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Fiscalização/ Postura e o Departamento de Transito, Secretarias do Governo Municipal, assim como as instituições parceiras: Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

O foco das Ações Integradas de Segurança é trabalhar de maneira conjunta, tanto na fase de planejamento das operações como na execução. Cada órgão dentro de sua atribuição, visando potencializar e atingir melhores resultados, com foco na redução dos índices criminais em Valparaíso de Goiás.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás