postado em 11/09/2017 em ESPORTEEducação e Esporte

Colégio Militar, Secretaria de Cultura e Esportes e Instituto Agostin Castejon fecham parceria para formar jovens vencedores

O objetivo da ação conjunta é propagar o Muay Thai e revelar atletas que estão no anonimato dentro do ambiente escolar

O Colégio Estadual da Polícia Militar Fernando, em parceria com o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, Secretaria Municipal de Cultura e Esportes e Instituto Agostin Castejon, oferecerá aos estudantes da unidade escolar aulas gratuitas de artes marciais.

Segundo a Divisão Municipal de Artes Marciais, inicialmente, os alunos poderão praticar uma modalidade. A arte marcial escolhida como carro-chefe do projeto é o Muay Thai (boxe tailandês), oriundo da Tailândia e que traz benefícios aos seus praticantes, tanto para o corpo como para a mente.

Ao comentar a importância da iniciativa, o diretor Luiz Fernando, destacou a cooperação do Capitão Eric Chiericato, atual diretor da Unidade Fernando Pessoa, que é considerada um referencial na educação estadual e de todo o país. “Graças a Deus, o Comandante possui um pensamento diferente e está atraindo para o Colégio Militar este projeto de valorização ao esporte. Ele dará toda a estrutura e nós garantiremos o professor”, afirmou.

O Muay Thai é praticado em diversos países e cada vez mais procurado nas academias brasileiras. Além disso, é utilizando em projetos desenvolvidos nas comunidades carentes de diversas cidades, como ferramenta para transformar a vida e gerar oportunidades aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

O objetivo da ação conjunta é propagar o Muay Thai e revelar atletas que estão no anonimato dentro do ambiente escolar, mostrando também que existem talentos e desportistas de qualidade, comprometidos com valores, respeito e educação para garantir um futuro muito mais promissor para Valparaíso.

Destaque do Judô estuda no Colégio Militar

As artes marciais já fazem a difença e parte da rotina dos jovens do Colégio Estadual da Polícia Militar Fernando Pessoa. Uma prova disso é Marcelo de Oliveira Almeida, 14 anos, aluno do 9º Ano do Ensino Fundamental II, atleta do Judô e 2º colocado nos Jogos Estudantis de Goiás 2018. A competição foi disputada em Jataí.

O medalhista de prata na categoria de 58 a 64 kg é morador do Parque das Árvores e está em seu segundo ano na Unidade Militar.

O filho do casal Fernando Domingos Oliveira e Euzita Olveira Almeida, revela que o bom resultado foi conquistado com a ajuda da Sensei Reginalda, Sensei Anderson, Delegação de Atletas do Distrito Federal e dos seus colegas de treinamento. “Eu já venho me preparando a um grande espaço de tempo. Porque no ano passado, eu acabei quebrando o braço e não pude competir nesse campeonato. No ano retrasado, eu consegui passar para a fase nacional”, completou.

Marcelo que é fã da medalhista olímpica Rafaela Silva, ressalta que após ingressar no Colégio Militar tornou-se um estudante mais dedicado, tanto na sala de aula quanto no convívio com os pais em casa. “A disciplina e o ensino oferecido aqui formam pessoas diferenciadas. Eu que passo a minha farda”, relatou.

O promissor atleta reforça a importância de parcerias de incentivo e promoção das artes marciais, como por exemplo, a recente parceria fechada entre o seu colégio e a Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, que garantirá aulas de Muay Thai para os alunos que desejarem praticar a modalidade. “Para ter sucesso no esporte é necessária a dedicação, locais de treino apropriados e pessoas qualificadas para ensinar”, destacou.

Para o pai, Fernando Domingos, ver o filho seguindo a disciplina, a hierarquia e o conteúdo programático do colégio é motivo de orgulho. “Tudo isso é um incentivo para ele ter um futuro melhor, seja na educação ou no esporte”, comentou.

A mãe, Euzita Oliveira, também está orgulhosa de ver Marcelo trilhando caminhos prósperos e que podem melhorar muito mais, a partir da parceria entre o Colégio Militar e a Prefeitura. “A chegada na escola foi muito boa para ele, que entrou no Judô com quatro anos de idade e desde então nunca mais parou”, contou.

O Capitão da PMGO, Eric Chiericato, garantiu ficar muito satisfeito ao ver que o estudante está gostando dos estudos e do ensino ofertado pela escola localizada no bairro Jardim Céu Azul. “Eu sou fã do esporte e um real incentivador. Por isso, estou apostando nessa parceria junto ao governo municipal, que futuramente poderá ser ampliada e proporcionar a prática de outras modalidades para os nossos 1500 alunos. Acredito que a educação e o esporte alinhados podem levar o nosso país para frente”, finalizou.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás