ACESSO À INFORMAÇÃO

Notícias

postado em 20/09/2018 em AÇÃO SOCIALViolência Contra a Mulher

Pit Stop reforça combate à violência contra a mulher em Valparaíso

Quem esteve presente no ato buscou conversar com motoristas e pedestres que passavam pelas Etapas B e C do Bairro Valparaízo I, a fim de sensibilizar as pessoas para o enfrentamento e combate de diferentes formas de opressão contra as mulheres.

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS – CEU das Artes) e da Assessoria Especial da Mulher, realizou nesta quinta-feira (20/09), um Pit Stop para alertar a população sobre a importância do combate à violência contra a mulher. Essa é uma problemática que ainda atinge parte da população feminina de Valparaíso e dos demais municípios brasileiros.

 

Quem esteve presente no ato buscou conversar com motoristas e pedestres que passavam pelas Etapas B e C do Bairro Valparaízo I, a fim de sensibilizar as pessoas para o enfrentamento e combate de diferentes formas de opressão contra as mulheres. Além disso, foram distribuídos folhetos explicativos com a temática trabalhada, da Lei Maria da Penha e do Setembro Amarelo que é uma campanha nacional de valorização a vida e de prevenção ao suicídio.

 

A violência hoje afeta mulheres de todas as classes sociais, etnias e regiões, sendo classificada não como um problema de ordem privada ou individual, mas como um fenômeno estrutural, de responsabilidade da sociedade como um todo.

 

A Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, mais conhecida como Convenção de Belém do Pará, define violência contra a mulher como “qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada” (Capítulo I, Artigo 1°).

 

A Lei Maria da Penha apresenta mais duas formas de violência - moral e patrimonial -, que, somadas às violências física, sexual e psicológica, totalizam as cinco formas de violência doméstica e familiar, conforme definidas em seu Artigo 7°.

 

Em caso de violência contra a mulher em Valparaíso, ligue nos seguintes números:

 

DEAM – (61) 3629-8246

CIOPS – (61) 3624-2800

Polícia Militar – 190

Patrulha Maria da Penha – (61) 9995-3185

Central de Atendimento à Mulher – 180

 

Assessoria da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás 

 

Imagens
COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA