postado em 03/12/2018 em SAÚDESaúde

Ação de Testagem Rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C acontece até terça-feira (04/12)

O objetivo da gestão municipal é chamar a atenção da população para as medidas de prevenção, assistência e proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

Em alusão aos 30 anos do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, e iniciando o Dezembro Vermelho em Valparaíso de Goiás, nesta segunda-feira, dia 03 de dezembro, o Governo Municipal, por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu o pontapé inicial na atividade de Testagem Rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C. O momento contou com a participação de Baby Brasil, presidente do Instituto Amizade DF/GO.

O evento acontece no Shopping Sul, das 10 às 17h, até a próxima terça-feira, dia 04 de dezembro. O objetivo da gestão municipal é chamar a atenção da população para as medidas de prevenção, assistência e proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A falar sobre a ação valparaisense, Baby Brasil lembrou que neste ano é comemorado o 30º aniversário do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, e que de forma inédita o Instituto Amizade DF/GO participa da mobilização na região do Entorno do Distrito Federal. “Trazer políticas de inclusão com o acesso à serviços de saúde como este é importantíssimo”, afirmou.

Baby também aproveitou a oportunidade para parabenizar a prefeitura da cidade e a SMS pela iniciativa. Além disso, ela destacou o trabalho do Instituto Amizade DF/GO que existe desde 2009, desenvolvendo diversas atividades de conscientização e combatendo o preconceito contra a Aids/HIV. “Quem precisar de ajuda pode nos procurar pelo Facebook ou por meio do canal direito via Whatsapp, no número (61) 9-8169-5971”, finalizou.

Leidimar Soares da Silva, diretora municipal de Vigilância e Saúde, reforçou que o município de Valparaíso promoverá ações durante todo o mês de dezembro. “A campanha é muito importante para conscientização e prevenção do vírus. Há muito tempo a gente vem combatendo o HIV e a Testagem é o modo mais fácil de detectar essa doença, para tomar medidas mais eficazes e em tempo hábil”, ressaltou.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município funciona todos os dias, das 8h às 17h, nas dependências do Centro de Atendimento Integrado à Saúde (CAIS). A unidade está situada na Área Especial S/Nº do bairro Valparaízo II.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás