ACESSO À INFORMAÇÃO

Notícias

postado em 03/12/2018 em SAÚDEReabilitação

Órteses e Próteses começam a ser entregues para pacientes em Valparaíso

A carreta ortopédica beneficiou a reabilitação de 150 pessoas, sendo 35 de Valparaíso.

O Município de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria de Saúde e do Sistema Único de Sáude (SUS), recebe a partir desta segunda (03) até a próxima sexta (07) a carreta ortopédica para entrega das órteses e próteses dos pacientes. Em julho, durante 1 semana os atendimentos foram realizados para a confecção dos equipamentos para os pacientes pré-agendados de Valparaíso e do Entorno.

 

A oficina ortopédica itinerante terrestre é uma iniciativa do Ministério da Saúde, onde o atendimento é integralmente ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Possui profissionais capacitados e utiliza recursos, insumos e equipamentos de tecnologia que permitem a produção de órteses e próteses para os pacientes. A carreta beneficiou a reabilitação de 150 pessoas, sendo 35 são de Valparaíso.

 

O tratamento, que agora entra na sua segunda etapa, se deu por meio de duas etapas, a primeira, o paciente inscrito no cadastro prévio passou por uma avaliação para saber do que se precisa, e a segunda etapa, é a confecção dos dispositivos ortopédicos (órteses e próteses) na capital do Estado, Goiânia-GO, e que agora está sendo realizado a entrega. A entrega dos equipamentos para os pacientes é tudo ofertado gratuitamente.

 

“Estou muito feliz, na noite passada nem dormir pensando nisso, eu não teria condições de pagar uma. Estou feliz. Minha vida com essa prótese vai mudar muito, irei fazer atividades que não fazia. O programa do SUS pra mim é nota 10, sem ele eu não teria conseguido essa próteses”, afirmou Leonardo Cavalcante, 28 anos, morador de Valparaíso, que recebeu uma prótese transbial.

 

Vale destacar que a carreta também atendeu o público do Entorno Sul, região metropolitana do Distrito Federal. As entregas das órteses e próteses foram divididas por dia e município. Os pacientes de Valparaíso na segunda e terça, quarta – cidade ocidental, quinta – águas lindas e sexta – Cristalina e Luziânia.

 

Para a diretora do Centro de Reabilitação, Dalila de Légua, a vinda da carreta foi um ganho imensurável. “Para nós isso é parte de um projeto pensado a tempos. Estou muito feliz com o início das entregas, e todos nós que trabalhamos aqui fazemos de tudo para os nossos pacientes serem bem atendidos e saírem daqui felizes. Essa entrega ajuda e muito na reabilitação de cada paciente”, salientou a diretora.

 

O prefeito Pábio Mossoró afirma que parcerias como estas são sempre muito bem-vindas para o município. “Com parcerias assim, vamos melhorando a vida de todos. Fico muito feliz com a passagem deste programa em nossa cidade. Essa é uma iniciativa essencial e que beneficiará a saúde de muitas pessoas”, disse o gestor municipal.

 

De acordo com o secretário de saúde Leonardo Esteves, Valparaíso tem se tornado uma excelência no serviço ofertado na área da saúde. "Antigamente as pessoas tinham que se deslocar para Brasília para receber um atendimento digno, mas este governo está mudando isso aos poucos. Temos nos preocupado bastante em dar o melhor para nossa comunidade", comentou.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás

Imagens
COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA