X
ACESSO À INFORMAÇÃO

Notícias

postado em 16/10/2015 em MATÉRIAS 2015/16COMPROMETIMENTO SOCIAL

Prefeitura adota medidas para garantir serviços públicos

Decreto estabelece controle de gastos e otimização de recursos financeiros municipais

Limpeza urbana, coleta de lixo, iluminação pública, obras de pavimentação e saneamento estão garantidos em Valparaíso de Goiás mesmo diante da atual situação econômica que afeta as contas dos municípios brasileiros. Para driblar a limitação orçamentária, o Executivo local editou decreto que dispõe sobre a necessidade de racionalizar e controlar os gastos para otimizar os recursos financeiros no âmbito da Administração Municipal.

 

Uma das medidas adotadas pela gestão municipal foi a redução em 25% do valor da Gratificação de Natureza Especial (GNE), concedida aos servidores públicos locais.  Inicialmente, a diminuição da bonificação é por seis meses, com possibilidade de prorrogação do prazo, caso necessário.

 

O decreto estabelece também que a Secretaria de Administração e Recursos Humanos faça o acompanhamento da folha de pagamento da Administração Direta e Indireta. A pasta terá de adotar medidas necessárias ao cumprimento dos dispositivos relativos às despesas de pessoal.

 

Ainda como forma de garantir recursos destinados às obras e serviços de interesse da comunidade, todas as Secretarias, Diretorias e demais órgãos subordinados ao Executivo municipal devem reduzir despesas de manutenção e custeio em 20% da média mensal. O plano de redução deve ser apresentado no prazo máximo de 15 dias ao Gabinete da Prefeita.

 

Ao adotar tais critérios de contenção de gastos, o governo municipal mostra responsabilidade com a garantia e manutenção dos serviços públicos em Valparaíso. As readequações também servirão como forma de conscientizar servidores quanto à importância de evitar desperdícios e usar de forma consciente os recursos públicos.

 

Texto: Francisco Gomes

Imagens
COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA