Jovens dispensados do Serviço Militar prestam juramento à Bandeira Nacional .:. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás

Civismo
Jovens dispensados do Serviço Militar prestam juramento
à Bandeira Nacional

Jovens dispensados do Serviço Militar prestam juramento à Bandeira Nacional

A Cerimônia marcada pelo patriotismo teve a execução do Hino Nacional, Hino Municipal e o juramento à Bandeira
Publicado em 24/06/2016 às 09:09

A Junta Militar 354 de Valparaíso de Goiás, com apoio da Prefeitura Municipal promoveu nesta terça-feira, 21/06 às 09h30 a cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU das artes, na Etapa C, com jovens que foram dispensados da prestação do serviço militar.

Cerca de 50 jovens com idade de 17 a 18 anos, receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação ao Serviço Militar, registro que garante a comprovação de que eles estão em dias com o Serviço militar obrigatório, e agora, são integrantes da reserva mobilizável nacional.

Na solenidade, os jovens juraram defender a Pátria em qualquer circunstância, inclusive com o sacrifício da própria vida, além disso, prometeram “estar sempre pronto a cumprir com as obrigações militares, inclusive, a de atender a convocações de emergência, a dedicar-se inteiramente aos interesses da pátria”.

Aproveitando o ensejo, o Secretário de Cidadania e Participação Popular, Antônio Bites; a Secretária de Educação, Ana Cláudia; o coordenador do Pronatec, Ambrósio e o Coordenador da Metarreciclagem, Fábio, falaram aos jovens sobre as oportunidades de cursos, projetos e programas desenvolvidos com apoio da Prefeitura no município.

O Coordenador da Metarreciclagem, Fábio, abordou o trabalho realizado pela Estação, onde os jovens podem contribuir como professor ou aprender uma qualificação profissional, como cursos derobótica, manutenção de computadores e descarte do lixo eletrônico. “Por um lado vocês estão sendo dispensados do serviço militar, mas isso não quer dizer que vocês não podem ou não devem servir ao nosso país. Nossa cidade tem oportunidades para que vocês procurem caminhar para deixar nosso país um pouco melhor, a começar pelo nosso município e de todas as oportunidades que têm em nossa cidade, uma delas é a Estação Metarreciclagem”.

O Coordenador do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Ambrósio, tratou sobre os cursos oferecidos no CAIC. “Nós que fazemos parte de coordenação e diretoria do poder público, temos muito que oferecer. Os cursos profissionalizantes são ministrados por profissionais pós-graduados, alguns até com mestrados, que disponibilizam um pouco do seu tempo para ensinar”, declarou.

A Prefeitura apoia ainda outros projetos culturais espalhados por todo o município, como a Escola de Dança, Música e Teatro Adilson de Menezes do Jardim Oriente, Etapa A, Ipanema, o Centro Comunitário da Vila Guaíra, a Cia Teatral Vem Viver, Estação Juventude no Céu Azul e o mais recente inaugurado este ano, o CEU das Artes.

A Prefeita e também Presidente da Junta de Serviço Militar 354, Lucimar Nascimento, falou da responsabilidade que o poder público, seja federal, estadual ou municipal, tem em oferecer atenção especial aos jovens. “Poderíamos chamar esses jovens em algum local e simplesmente jurar à bandeira, no entanto, isso é muito pouco diante da responsabilidade que eu como mãe, professora e prefeita desta cidade tenho com o nosso município, principalmente com a juventude, que é uma preocupação minha. Devemos proporcionar coisas boas, que ocupem a mente deles, porque quando as coisas boas chegam, as ruins vão embora. Acredito que o investimento na juventude é um dever”, finalizou.

Texto: Juliana Gentila

Foto: Fernanda Queiroz