X
ACESSO À INFORMAÇÃO

Notícias

postado em 02/03/2017 em SAÚDEBem-estar físico e mental

Casa da Melhor Idade promove dia de lazer para os idosos

Ao som de músicas típicas, os jovens da melhor idade tiveram a oportunidade de socialização, realização de testes de glicemia e dia de beleza

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoveu nesta quarta-feira, 01/02, uma programação especial para os idosos da Casa da Melhor Idade. O intuito foi apresentar a nova equipe de profissionais que ajudarão no processo de atividades de promoção do bem-estar físico e mental da terceira idade.

 

O café da manhã reuniu cerca de 200 idosos. Ao som de músicas típicas, os jovens da melhor idade tiveram a oportunidade de socialização, realização de testes de glicemia e dia de beleza. Segundo o coordenador   Robson Henrique, o Centro de Convivência é responsável por desenvolver atividades culturais, físicas e motoras que visam à melhora da autoestima e prevenção do isolamento social. “Para eles, as atividades desenvolvidas aqui são mais do que uma terapia. Aqui é a casa deles, eles se sentem felizes e úteis”, comentou.

 

O espaço proporciona oficinas de artesanato, pintura em tela, crochê, tricô, biscuit, violão, teclado, hidroginástica e alongamento. Segundo o coordenador a ideia é oferecer também hidroterapia e massoterapia.

 

Maria do Rosário (72) frequenta a Casa da Melhor Idade e evidencia a importância da integração social. “Se não fosse a Casa da Melhor Idade acredito que eu não seria ninguém. Quando chegamos a uma certa idade, desanimamos, no entanto, quando tem algo assim a gente reanima e rejuvelhece”.

 

Maria José (63) participa das atividades há três anos.  “Tenho problema na coluna e também tenho artrose, para mim esse projeto tem sido uma bênção. Sinto-me bem e com mais energia para desenvolver as atividades do dia a dia”, ressaltou.  

 

Segundo especialistas, com o avanço da idade, o corpo exige mais esforço para realizar atividades cotidianas. Por isso, alimentação equilibrada, cuidados com a saúde e exercícios físicos, são ações capazes de prevenir doenças. Claudia Lima, professora de educação física ressaltou a importância do exercício na terceira idade. “A atividade física, além de proporcionar a melhoria na qualidade de vida, tanto físico quanto mentalmente ajuda no equilíbrio e na coordenação motora. Muitos deles às vezes chegam debilitados emocionalmente por conta de crises familiares. A atividade física oferece essa melhora para eles”, completou.

 

As oficinas já estão a todo vapor desde nos polos Jardim Oriente, Santa Rita e Céu Azul, com média de 120 idosos participantes, no polo do Parque Esplanada III, iniciarão na próxima quinta-feira, 09/02. Os interessados devem entrar em contato para fazer as inscrições.  

 

Serviço:

 Endereço: Rua Itália, Qd. 04, Lt. 21 Parque Esplanada III – Valparaizo I

 Contato: 3025-0112

 

 

Texto: Juliana Gentila

Fotos: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

Imagens
COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA