Encerramento da Semana da Mulher reúne comunidade para manhã de palestra e aconselhamento .:. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás

Homenagem às mulheres
Encerramento da Semana da Mulher reúne comunidade
para manhã de palestra e aconselhamento

Encerramento da Semana da Mulher contou com participação da Turma da Praça, estudantes de enfermagem da Faculdade Facesa, estagiários e comunidade
Publicado em 31/03/2017 às 13:28

Durante toda a semana a equipe da Unidade Básica de Saúde da Etapa A promoveu dias de palestras sobre saúde, direitos e empoderamento feminino. Nos quatro dias de evento passaram pelo local cerca de 100 pessoas.

Nesta quinta-feira, 30/03, o encerramento da ação reuniu cerca de 20 pessoas. A comunidade participou de momento de conscientização sobre os principais sintomas, causas, diagnóstico e tratamento da hanseníase e tuberculose, duas doenças que geram graves problemas de saúde pública no país.

Gabriela Carvalho, estagiária de enfermagem, falou um pouco sobre a hanseníase, considerada a doença mais antiga da humanidade. No seu discurso abordou a importância do diagnóstico precoce da doença. “A hanseníase é uma doença que tem cura e não há motivos para preconceito. Quanto o paciente não procura o atendimento precoce ou não conclui o tratamento, sujeita-se à perca do tônus muscular. Acredito que mobilidade é muito mais difícil, por isso recomendamos o tratamento completo”, esclareceu.

Outro assunto abordado na semana foi a relevância do pré-natal e do aleitamento materno. “É muito importante que as mães sejam orientadas que o pré-natal é uma maneira de detectar doenças precocemente. O pré-natal garante o bem-estar da mãe e do recém-nascido. É importante também que as mães saibam que o aleitamento deve ser exclusivo até os seis meses de idade, porque é o primeiro anticorpo do bebê”, declarou a palestrante Jainara.

Para a diretora da UBS, Janaína Dinis, o objetivo da ação foi transmitir aos pacientes a mensagem de carinho, atenção e acolhimento. “Nós estamos à disposição para o que a comunidade precisar”, concluiu a diretora.

Texto: Juliana Gentila

Fotos: Marcelo Scarabelli