18 de Maio é marcado por campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes .:. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás

Faça Bonito
18 de Maio é marcado por campanha
contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado em 18/05/2017 às 16:46

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi realizado nesta quinta-feira, 18/05, na Praça Central do Céu Azul com intuito de mobilizar e sensibilizar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

O evento que contou com a participação de cerca de mil crianças, foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em  parceria com o CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e do Circo “Dubai Circus”.

A campanha “Faça Bonito” tem como símbolo uma flor amarela, que representa a lembrança dos desenhos da primeira infância e relaciona a delicadeza de uma flor com a vulnerabilidade de uma criança.

O ponto alto do evento foi a caminhada de conscientização, envolvendo alunos das Escola Municipal Céu Azul, Escola Municipal Judite Maria da Silva, crianças do Serviço de Convivência  Fortalecimento de Vínculos,  Escola Militar Fernando Pessoa e a Polícia Militar Mirim - Anjos de Rua. No local, a comunidade pôde desfrutar de momentos de beleza, saúde e presenciaram belíssimas apresentações musicais e teatrais.

Segundo estatísticas levantadas pelo CREAS e Conselho Tutelar,  em Valparaíso, nos anos de 2015 e 2016 foram registrados 97 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Em discurso, o prefeito Pábio Mossoró destacou a importância dos pais ouvirem as crianças para diagnosticar possíveis abusos. “O governo também vai trabalhar maciçamente para que as crianças da nossa cidade não sofram com esse crime”.

O presidente da Câmara Municipal, Alceu Gomes, também deixou seu recado. “Crianças, às vezes vocês não entendem muito bem o que significa abuso, mas se algum adulto tocar em você de forma diferente, denuncie, procure um adulto de confiança”, pontuou.

Segundo o psicólogo do CRAS, Tiago Lima, a violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade. “O mundo não oferece coisas boas. As escolhas são individuais, mas as consequências são coletivas. Nosso  trabalho é quebrar essa corrente.

Para finalizar, a secretária de Desenvolvimento Social, Maria do Monte, chamou a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes em Valparaíso.

Para realizar denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, disque 100 ou procure o Conselho Tutelar da Cidade.

Conselho Tutelar de Valparaíso de Goiás

Endereço: Rua 60, Quadra 83, Lote 7, s/n - Jardim Céu Azul, Valparaíso de Goiás - GO

Telefone: (61) 3629-5971

Texto: Juliana Gentila