Pelo período de três dias (18, 19 e 20 de setembro) as servidoras do Procon de Valparaíso, Maria Correa, Andressa Barboza, Maria Edes Moura e Priscila Lima participaram de uma capacitação e treinamento do SINDEC na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, situado no bairro do Jardim Oriente.
Na oficina, a palestrante Érika do Procon de Goiânia apresentou detalhadamente as ferramentas do sistema, mostrando a funcionalidade de cada uma e quando devem ser utilizadas. Segundo informações da servidora Maria Correa, esse sistema que foi implantado facilita muito seu trabalho. “Com o SINDEC economizamos muito, economizamos papel, economizamos tempo, gastamos menos toner e ainda não temos a preocupação de estar locomovendo os processos internos de um departamento para outro”, destaca Maria.
O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), na linha do que determinam os artigos 105 e 106 da Lei nº 8.078, é uma política pública que, por meio de um conjunto de soluções tecnológicas, representa um eixo fundamental de integração do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e de fortalecimento da ação coordenada e harmônica entre seus órgãos.
O Sindec permite o registro dos atendimentos individuais a consumidores, a instrução dos procedimentos de atendimento e dos processos de reclamação, além da gestão das políticas de atendimento e fluxos internos dos Procons integrados e a elaboração de Cadastros Estaduais e Nacional de Reclamações Fundamentadas.
Todo esse trabalho, harmônico e articulado entre os Procons de todo o estado, gera informações que são consolidadas nos bancos de dados estaduais e replicados na base de dados nacional do Sindec no âmbito nacional, por meio do Ministério da Justiça.
Agora, as servidoras terão a missão de melhor atender a comunidade com o sistema Sindec. Ainda sobre as capacitações, está prevista mais um treinamento até o final desse ano.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás