Neste 19 de outubro relembra-se o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama. Anualmente, milhares de novos casos de câncer de mama são descobertos no Brasil. Para alertar sobre a importância do autocuidado foi criado “Outubro Rosa”, uma mobilização que nos ajuda a reduzir riscos e detectar precocemente a doença.
O câncer de mama é o que mais atinge mulheres. Em 2020, a estimativa de novos casos no Brasil foi de 66.280. Tumores em estágios iniciais são assintomáticos, não são visíveis, nem sensíveis ao toque, por isso a importância de conscientizar.
Em casos de riscos acima da média, é recomendado que a partir dos 20 anos a mulher faça exames de rotina a cada 3 anos. A partir disso, principalmente após os 40 anos, ela deve marcar a mamografia anualmente. Quanto mais cedo o tumor é detectado, maiores são as chances de cura.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
– Praticar atividade física;
– Alimentar-se de forma saudável;
– Manter o peso corporal adequado;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– Amamentar;
– Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.
Em Valparaíso o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) oferece gratuitamente atendimento especializado em mastologia para o público feminino. O CIAM está localizado no bairro Parque Rio Branco e funciona de segunda à sexta-feira de 08h às 17h.
Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso/Arte: Rangel Franco