Na próxima quinta-feira, 15 de junho, Valparaíso de Goiás completará 22 anos de independência político-administrativa. O Jovem município vive o ano da reconstrução. Desde a emancipação são grandes os desafios enfrentados pelo governo para dar andamento ao crescimento do município, que atualmente possui quase 200 mil habitantes.
Aos 22 anos Valparaíso tem como maior orgulho sua gente. Terra de um povo trabalhador que vence os desafios do dia a dia com garra e persistência. Homens e mulheres que amam, trabalham e tem fé no futuro Valparaíso de Goiás.
Como forma de comemoração, no mês de junho, a população pôde presenciar a reativação da iluminação da BR-040 do trecho que corta o município, que há mais de três anos estava às escuras, a ação era considerada prioridade do governo municipal.
Entre os mais recentes avanços conquistados pela nova gestão evidencia-se também a entrega da revitalização completa do Centro de Atendimento Integrado à Saúde (Cais II), que conta agora com um ambiente humanizado, acolhedor e seguro para atender os usuários da saúde pública do município de Valparaíso de Goiás, além da aquisição do sistema RestoClean X-10, uma solução prática e rápida para a higienização dos mais diversos utensílios utilizados nas cozinhas escolares.
Dentre outras conquistas destacam-se a criação da Guarda Municipal, considerada um grande avanço para a segurança pública de Valparaíso de Goiás e o lançamento da obra do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), um complexo poliesportivo que contemplará os moradores do Jardim Oriente e de bairros vizinhos.
Nós primeiros seis meses o governo também garantiu Emendas Parlamentares, no qual o município recebeu recursos e prazos de vencimentos para o ano de 2017. A autorização para execução de obras de infraestrutura no valor de 7 milhões (recurso estadual liberado com apoio da secretária Cidadã, Leda Borges) foi uma das verbas conquistadas. Além disso, uma das responsabilidades da gestão municipal foi entregar à população um Portal da Transparência adequado às Leis, a fim de assegurar a cidadania plena, o controle social e o desenvolvimento do município. Em relatório divulgadopelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), Valparaíso de Goiás aparece em sétimo lugar no ranking de transparência dos municípios goianos.
Também fazem parte dos correntes projetos da gestão, a garantia da proteção social e promoção da cidadania, cultura, desporto e lazer, o fortalecimento da agricultura familiar e das práticas de agricultura sustentável e, também, as ações de desenvolvimento econômico.
Contando com a participação da população para celebrar os 22 anos de lutas e vitórias, durante todo o mês de junho a Prefeitura de Valparaíso de Goiás em parceria com instituições locais está promovendo ações culturais, shows e inaugurações de novos projetos.
Conheça a história
O município localizado ao sul do Distrito Federal, faz parte da Área Metropolitana Integrada de Brasília. Uma cidade peculiar, com uma população permeada pela migração, de mente própria dos grandes centros urbanos, dada a proximidade com a capital federal.
Valparaíso de Goiás nasceu em 1959, com a implantação do loteamento Parque São Bernardo, que surgiu em função da construção de Brasília. Em 19 de abril de 1979, o Núcleo Habitacional Valparaíso I foi inaugurado pelo então prefeito de Luziânia, Walter José Rodrigues e elevado à categoria de município com a denominação de Valparaíso de Goiás, pela lei estadual nº 12667, de 18 julho de 1995, no entanto comemora-se sua emancipação em 15 de junho.
Texto: Juliana Gentila
Foto: Marcelo Scarabelli