Se você está apresentando febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mas estar, falta de apetite e dor de cabeça, não titubeie! Procure hoje mesmo atendimento médico na unidade de saúde mais próxima da sua residência. Essa é a principal orientação da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, do município de Valparaíso de Goiás.
Além do Hospital Municipal de Valparaíso – HMV (Céu Azul), da Unidade de Pronto Atendimento – UPA (Marajó) e do Centro de Atendimento Integrado à Saúde – CAIS (Valparaizo II), a cidade conta postos de saúde em suas quatro regiões que podem ser procurados pelos usuários. Inclusive, no próprio CAIS, está instalada a tenda do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que disponibiliza todos os procedimentos essenciais para restabelecer a saúde de quem procurar o local com suspeita de dengue.
Quando a doença é diagnosticada com maior velocidade, ela é combatida com muita mais eficácia. A atitude correta pode fazer a diferença, pois facilita o monitoramento da evolução da dengue para formas mais graves e evitam complicações responsáveis por causar a morte de muitos pacientes no país.
Os sinais de alarme da dengue são dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdome, vômitos persistentes, acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, derrame pericárdico, sangramento de mucosa ou outra hemorragia, aumento progressivo do hematócrito e queda abrupta das plaquetas.
Na maioria dos casos, a dengue tem cura espontânea depois de 10 dias. Contudo, não existe um tratamento específico. Em caso de suspeita é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico.
A assistência em saúde é feita para aliviar os sintomas. Estão entre as formas de tratamento: fazer repouso, ingerir bastante líquido (água), não tomar medicamentos por conta própria, a hidratação pode ser por via oral (ingestação de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo), o tratamento é feito de forma sintomática, sempre de acordo com avaliaçãodo profissional de saúde, conforme cada caso.
Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás