História de Valparaíso de Goiás
Valparaíso de Goiás é uma cidade brasileira do estado de Goiás, no entorno do Distrito Federal. Sua população é de 196.967 habitantes, de acordo com o Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na atualidade, é o município que mais cresce na região e um dos que mais crescem no Brasil.
Há registros de que a história do município remota a 1959, com a implatação do primeiro loteamento, denominado Parque São Bernardo, que surgiu em virtude da construção de Brasília. Em 19 de abril de 1979, quando o prefeito de Luziânia, Walter José Rodrigues, inaugurou o pequeno Núcleo Habitacional Valparaíso I, em solenidade oficial, empossou o primeiro administrador regional da localidade, Clóvis José Rizzo Esselin de Oliveira Almeida.
O mais novo Núcleo Habitacional de Luziânia contava com apenas 864 casas, uma escola estadual e o prédio da administração regional. O Núcleo Residencial, construído pela Encol, começou com muitos problemas: não havia comércio, a falta de água era frequente e só havia transporte coletivo na BR-040.
No dia 2 de maio de 1980, através do Decreto-Lei n° 972, ficou instituída e oficializada a data de 19 de abril para comemorar o aniversário da fundação do Núcleo Habitacional Valparaíso. Nesta época, Valparaíso já contava com um posto telefônico, uma agência de Correios e Telégrafos, um escritório de contabilidade e onze lojas comerciais.
Na área educacional, a cidade contava com uma escola estadual que atendia aos alunos do primeiro grau e duas escolas particulares, que já se encontravam extintas. No setor religioso, o bairro contava com uma igreja católica, duas igrejas batistas, uma Assembléia de Deus.
Outra história é que o município recebeu esse nome em virtude de uma homenagem que quiseram prestar a um engenheiro desconhecido, natural de Valparaíso, Chile. Contudo, pesquisas recentes dão conta de que Cesar Barney, arquiteto colombiano, natural de Cali, foi o responsável pelo projeto urbanístico.
Em 2008 o vereador Walter Mattos lançou o livro “Valparaíso de Corpo e Alma”, contando toda a historia da cidade, sendo hoje um dos principais livros de pesquisa em Escolas e Faculdades. Através da Lei estadual nº 12.667 de 1995, foi criado o município de Valparaíso de Goiás, emancipando-se de Luziânia.
Hoje, Valparaíso é uma cidade peculiar, permeada pela migração, de mente cosmopolita, dada a estreiteza da relação com a capital federal.