Neste sábado, 19/11, em clima natalino, a Escola de Música, Dança e Teatro Adilson de Menezes, unidade Jardim Oriente, em parceira com a Companhia Vem Viver, a partir do Projeto Cultura para Todos, emocionou pais e outros convidados com o Espetáculo de Ballet “O Quebra-nozes”.
Realizado no auditório do Instituto Federal de Goiás – Campus Valparaíso (IFG), em frente à loja Havan, a encenação adaptada do espetáculo que é um dos três balés criados pelo compositor Piotr Ilitch Tchaikovsky, envolveu mais de 80 alunos de Ballet em uma tradicional história de natal que mexe com a emoção das pessoas, conhecido também por ser o mais encenado e recontado na época natalina em todo o mundo.
Coordenado pela professora Karina Ramos e pela diretora Celiana Custódio, o enredo foi baseado em um fragmento do conto de E. T. A. Hoffmann, conhecido como “O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos”, interpretado no idioma francês pelo autor Alexandre Dumas, romancista francês. Na trama, as crianças dançaram e se divertiram muito.
>>> Conheça a História “O Quebra-nozes” versão Escola de Música Jardim Oriente
A história “O Quebra-nozes” se passa durante a noite de Natal, onde uma garota chamada Clara, ganha da sua madrinha um presente especial, um boneco trajando uniforme de soldado (Quebra-nozes), que logo chama a atenção da sua irmã mais nova. Após uma discussão das duas irmãs, Clara acaba pegando no sono.
No sonho o Quebra-nozes adquire vida própria e ratos surgem por toda parte. O brinquedo animado enfrenta o exército de camundongos, defendendo a menina. Após desventuras em série, a menina acorda e percebe que tudo não passou de um sonho.
O Espetáculo original de Marius Petipa e música de Tchaikovsky teve sua estreia em dezembro de 1892 no Teatro Mariinsky, na cidade de São Petersburgo, capital da Rússia.
Texto e fotos: Juliana Gentila