O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), é um serviço de urgência pré-hospitalar que presta socorro à vítimas em situação de emergência de média e alta complexidade, acionado pela discagem rápida e gratuita 192.
Durante o socorro, o SAMU pode atuar em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, dependendo do tipo de chamado. Como por exemplo, afogamentos, choques elétricos e em acidentes de trânsito com vítimas presas às ferragens.
Acione o SAMU em caso de:
– Crise convulsiva;
– Parada cardíaca;
– Dores no peito;
– Desmaios;
– Acidentes de trânsito.
Em casos de sintomas do COVID-19, ligue quando houver:
– Dessaturação;
– Desconforto respiratório;
– Febre persistente;
– Sintomas leves devem ser monitorados em casa.
Segundo o Diretor do SAMU, Joilson Custodio, o serviço móvel evoluiu bastante no município no decorrer dos últimos anos, trazendo uma frota de ambulâncias novas e revisadas, uma equipe com capacitação periódica e um tempo resposta de aproximadamente 10 minutos.
“Eu sou enfermeiro e estou à frente desta importantíssima instituição e posso garantir a qualidade e a evolução dos serviços prestados por minha equipe”, afirmou. O mesmo também alerta a população a acionar o SAMU quando for realmente necessário, pois o número de trotes ainda é grande.
Valparaíso conta hoje com quatro unidades de atendimento móvel, sendo elas: uma unidade de suporte avançado, duas unidades de suporte básico e uma unidade reserva. Ao todo, oito equipes plantonistas compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas, atendem o nosso município.
A base do SAMU está alocada em novo endereço. Rua 12, Quadra 48, Lote 07 S/N Parque Esplanada II, Cep: 72878-033, Valparaíso de Goiás.
Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso
Texto: Marisa Borges/Arte: Rangel Franco