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Publicado em 4 de agosto de 2023

PROCESSO DE ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO SE TORNA REFERÊNCIA NO ENTORNO

Ferramenta começou a funcionar neste primeiro semestre de 2023, graças a uma união e parceria da SUSFIM com a Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, e enseja economia e celeridade tanto aos cidadãos quanto à administração pública municipal.

A Superintendência dos Serviços de Fiscalização Municipal (SUSFIM), ligada à Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, órgão fiscalizador do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, tem como prerrogativa orientar a população, ao comerciante e o contribuinte o cumprimento das obrigações legais, tanto de pessoas físicas como jurídicas, além disso, apresenta um caráter coercitivo e ao mesmo tempo educativo e preventivo, de orientação aos profissionais, empresas e outros segmentos sociais sobre a legislação do município. Integram a Superintendência as divisões de Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Posturas, Obras e Licenciamento.

O órgão tem se reestruturando, se organizando nos processos administrativos, montagem da base de dados, voltado ao trabalho mais educativo, humanizado junto aos munícipes e empreendedores para menor burocratização. E uma das tecnologias que veio para ficar é o processo de Alvará de Funcionamento 100% Digital. A ferramenta começou a funcionar neste primeiro semestre de 2023, graças a uma união e parceria da SUSFIM com a Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, e enseja economia e celeridade tanto aos cidadãos quanto à administração pública municipal. Atualmente o processo se tornou referência nas cidades do Entorno do DF.

O novo Alvará Digital também proporciona economia de materiais gráficos, papel, capa de processos e grampos, tornando um processo administrativo mais sustentável.

O aplicativo pode ser acessado através de seu computador ou smartphone, clicando no seguinte link: App Prefeitura Virtual.

Para o Superintendente da pasta, Rafael Viana, a tecnologia veio para ficar. “Tivemos o compromisso e o objetivo de promover a eficiência dos nossos atendimentos, com isso, criamos juntamente com a Secretaria de Finanças e Planejamento, o Alvará 100% Digital. Quero agradecer ao secretário Milton dos Reis pela sacada e essa parceria é muito boa para podermos apurar as demandas com mais rapidez para atender a demanda da nossa população”, afirmou.

“Antes dessa ferramenta fazíamos os processos físicos e quando assumimos, havia uma bagunça muito grande de processos, muitas das vezes perdíamos ou não estava com o devido desfecho. Esse aplicativo se tornou muito eficiente, veio para trazer organização, economia com materiais e facilitar tanto para o contribuinte quanto para os contadores darem entrada no alvará de funcionamento sem vir até aqui. Mas para quem tem dúvida, temos aqui na SUSFIM uma atendente da Prefeitura Virtual que tira as dúvidas frequentes e auxilia o contribuinte”, finalizou Rafael Viana.

SECOM/PMVG