Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Gabinete do Prefeito
61 3627-8953 Ramal 205 3629-7048 (FAX)
Gabinete da Vice-Prefeita
61 3627-9009
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
61 3625-0721
Secretaria de Captação de Recursos
61 3627-6184
Secretaria de Administração
(61)3627-0447
Secretaria de Cultura e Esporte
61 3627-1818
Secretaria de Governo
61 3627-8953 Ramal 221
Secretaria de Educação
61 3627-5204 / 3627-4518
Secretaria Municipal de Assistência Social
61 3627-4087 / 3624-0007
Secretaria de Finanças e Planejamento
61 3627-8953 Ramal 226 e 231
Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos
61 3627-4566
Secretaria de Saúde
61 3060-1551
Secretaria de Comunicação
61 3627-8953 Ramal 205
Secretaria de Meio Ambiente
61 3627-4076
Secretaria Municipal de Articulação Institucional
61 3627-8953
Administração Regional do Céu Azul
61 3083-4884
Controladoria Geral do Município
61 3627-8953 Ramal 212
Superintendência de Administração Tributária
61 3627-6564 (1293)/(61) 98350 6105
Superintendência dos Serviços de Fiscalização Municipal
61 3629-4700 / 3161-7048
Agência Municipal de Trânsito e Transporte
61 3629-4700 / 3161-7048
Agência Municipal de Segurança e Guarda Municipal
61 3624-4364 / (61) 98350 - 7644
Procuradoria Geral do Município
61 3627-8953 Ramal: 214
Publicado em 14 de março de 2018

Procon Valparaíso aberto para atender o público no Dia do Consumidor

Nesta quinta-feira, 15 de março é comemorado o Dia Internacional do Consumidor. Para não deixar a data passar em branco, o Procon Valparaíso reforça suas ações e coloca-se à disposição para melhor atender os consumidores do município.

 

A unidade local chefiada pelo diretor Venerando Arantes, é ligada ao Procon Goiás que integra a administração direta do estado, sendo uma superintendência da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária denominada Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor.

 

O Procon Valparaíso é um órgão administrativo que atua tanto mediante provocação, quanto de ofício, sempre que detectar lesão ou potencial lesão ao direito dos consumidores valparaisense, sobretudo quando se tratar de direito difuso, coletivo ou individual homogêneo. Neste caso ele tanto pode atuar sozinho ou em parceria com outras instituições como o Ministério Público, a Delegacia do Consumidor (Decon), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre outros.

 

A entidade age em diversas áreas, tendo por objetivo planejar, elaborar e executar a política estadual de proteção e defesa do consumidor, desenvolvendo sua atuação institucional nos seguintes setores:

 

a) educação para o consumo;
b) recebimento de reclamações administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou serviços;
c) orientação aos consumidores e fornecedores acerca de seus direitos e de forma presencial e não presencial (151 ou Procon Web);
d) fiscalização do mercado consumidor para fazer cumprir as determinações da legislação de defesa do consumidor, coibindo as práticas abusivas;
e) propositura e acompanhamento de ações judiciais coletivas;
f) estudos e acompanhamento de legislação municipal, estadual, nacional e internacional, bem como de decisões judiciais referentes aos direitos do consumidor;
g) pesquisas qualitativas e quantitativas na área de defesa do consumidor (pesquisas de preços e comportamentos);
h) suporte técnico para a implantação de Procons Municipais Conveniados e postos de atendimento no Programa Padrão de Atendimento Vapt Vupt;
i) intercâmbio técnico com entidades oficiais, organizações privadas, e outros órgãos envolvidos com a defesa do consumidor, inclusive internacionais;
j) disponibilização de Ouvidoria (vinculada a SSP) para o recebimento, encaminhamento de críticas, sugestões ou elogios feitos pelos cidadãos quanto aos serviços prestados pelo Procon, com o objetivo de melhoria contínua desses serviços.

 

É importante informar que para fazer uma reclamação junto ao órgão existe um período limite. Segundo o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor o prazo para se formular uma reclamação sobre vícios de fácil constatação em produtos e serviços é:

 

  • Em produtos e serviços não duráveis 30 dias a partir do fato;
  • Em produtos e serviços duráveis 90 dias a partir do fato.

 

Para vícios ocultos, aqueles que o consumidor só toma consciência com o uso prolongado do bem é de cinco anos.

 

O atendimento no Procon Valparaíso é gratuito. Portanto, pode ser procurado por qualquer pessoa maior de idade, titular do direito ofendido ou representante legal deste, desde que ostente a condição de consumidor no caso concreto e esteja reclamando em face de alguém que possa ser classificado como fornecedor de produtos ou serviços, objeto da reclamação.

 

Além do atendimento presencial, o órgão disponibiliza o atendimento virtual, acessível pela web, de qualquer micro ou tablet, através do site https://proconweb.ssp.go.gov.br.

 

Serviço:

Procon Municipal de Valparaíso de Goiás
Diretor: Venerando Arantes Ferreira
Endereço: Rua 03, qd. 07, lt. B, Galpão 04, Parque Rio Branco, Sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, CEP 72.870-055
Telefones: (61) 3627-7531
E-mail: atendimentoproconvalparaiso@gmail.com

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás