Abertura ocorreu na manhã desta terça-feira, no Cais.
No Brasil, o mês de dezembro marca o início de uma importante campanha de conscientização: o Dezembro Vermelho. A iniciativa busca destacar a importância do diagnóstico precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Causadas por mais de 30 vírus ou bactérias, essas infecções são transmitidas por meio do contato sexual, podendo ocorrer transmissão da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação. As ISTs são tratáveis e curáveis, se o diagnóstico for precoce e o paciente tiver boa adesão ao tratamento. Por isso, a importância de se prevenir e cuidar da saúde sexual.
Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Atendimento Integrado à Saúde – CAIS e o programa SAE/CTA, promoveram na manhã desta terça-feira (10/12), um encontro para tratar sobre o mês de conscientização e combate ao HIV/AIDS, dentro do Cais II.
Marcaram presença nesta cerimônia de abertura do Dezembro Vermelho, o prefeito Pábio Mossoró, o secretário de Saúde, Neomar Camelo, o superintendente de Saúde, Paulo Cesar Moura, a diretora do Cais, Carol Bezerra, a enfermeira Raquel Viegas e colaboradores da Rede Pública Municipal de Saúde.
“Acabei de participar aqui na unidade do CAIS da abertura desse importante movimento em prol da saúde pública, que é o Dezembro Vermelho, mês de conscientização do combate ao HIV-AIDS, e fico muito feliz por tudo que essa equipe tem feito aqui, todo esse trabalho de conscientização, mas não só de conscientização, de prevenir e também de cuidar daqueles pacientes que foram infectados. O HIV existe tratamento, procure uma das nossas unidades, e hoje nós temos uma unidade que é referência não só em Valparaíso, mas na região do Entorno, que é o CTA aqui do CAIS”, afirmou Pábio Mossoró.
“Considerando que aqui na cidade de Valparaíso, só esse ano, tivemos 75 notificações e mais de 300 pessoas em acompanhamento, é importantíssimo esse movimento, essa campanha de conscientização contra a Aids e HIV. Por isso, cuidem-se e estamos aqui de portas abertas para atender a população”, disse o secretário de Saúde, Neomar Camelo.
SECOM/PMVG