Maior intervenção de drenagem da história do município promete acabar definitivamente com alagamentos e erosões na região
Valparaíso segue avançando com a maior obra de drenagem já realizada em sua história — uma das maiores de toda a região. No bairro Anhanguera, as intervenções seguem em ritmo acelerado e representam um marco para a infraestrutura urbana do município, colocando fim a um problema histórico enfrentado pelos moradores há mais de 12 anos.
A obra contempla uma ampla rede de drenagem pluvial, com destaque para a construção de um extenso trecho de gabião, estrutura responsável por receber e conduzir com segurança o grande volume de águas captadas nas ruas do Anhanguera e em parte do Jardim Céu Azul. A rede percorre uma grande extensão, ligando as vias urbanas ao córrego, garantindo o escoamento adequado da água e evitando erosões, alagamentos e danos ao solo.
O ponto principal da intervenção já se encontra em fase final de execução e, com a interligação completa da rede de drenagem, a expectativa é que todo o trecho esteja concluído antes do início do período chuvoso. A obra foi planejada com responsabilidade técnica e visão de longo prazo, assegurando que a água seja corretamente direcionada para diferentes pontos da cidade, sem sobrecarregar o sistema.
Além da drenagem, Valparaíso recebe desde julho do ano passado o maior investimento em infraestrutura de sua história. O projeto inclui também a implantação de 17 mil pontos de coleta de esgoto, promovendo avanços significativos no saneamento básico. Após a conclusão dessas etapas, será iniciado o recapeamento asfáltico completo dos bairros contemplados: Anhanguera, parte do Jardim Céu Azul e do Jardim Oriente.
Essa obra, que permaneceu paralisada por mais de uma década, foi destravada graças ao apoio do deputado federal Célio Silveira, do senador Vanderlan Cardoso, do secretário de Estado do Entorno Pábio Mossoró e do empenho dos vereadores do município.
Com o avanço das obras, Valparaíso dá um passo decisivo para garantir mais dignidade, segurança, mobilidade e saúde aos moradores, que deixarão de conviver com alagamentos recorrentes e esgoto a céu aberto.
SECOM-PMVG
