Pela primeira vez, Valparaíso de Goiás foi sede para uma luta de Box. A realização do 1º Encontro Regional de Boxe no município foi possível Graças ao apoio da Administração Municipal. A competição aconteceu no dia 6 de dezembro, na Escola Professora Maria do Nascimento Paiva, Céu Azul.
A disputa reuniu 22 competidores divididos em várias categorias. Mas, a mais disputada foi a conquista pelo cinturão 55kg. O vencedor foi Douglas Araújo, 15 anos, que venceu Thiago Santos, representante de Sobradinho. O campeão é morador de Luziânia, mas treina na Arena Pitbull “Mão de Ferro”, em Valparaíso. A vitória credencia Douglas a competir o Campeonato Brasiliense, que ocorre no dia 13 de dezembro no Ginásio de Esportes de São Sebastião.
A vitória de Douglas é resultado do esforço pessoal do jovem lutador e do trabalho desenvolvido pelo treinador Valdir Jesus dos Santos, conhecido popularmente por Pitbull. Ele treinou por quatro meses seguidos e ganhou a luta em três rounds. No currículo do atleta, constam 31 lutas, seis nocautes e o 5º lugar no campeonato brasileiro de box na categoria defendia pelo pugilista.
Adeptos do pugilismo vindos de Goiânia, Brasília e outros bairros do Distrito Federal como Sobradinho e São Sebastião também prestigiaram o evento. Quem também acompanhou a luta foi a Prefeita de Valparaíso, Lucimar Nascimento. A segurança foi feita pela Guarda Mirim da Ong Anjos de Rua, coordenada pelo soldado da PM de Goiás, Laudimar Godoy.
O técnico e organizador do evento, Pit Bull, comemora o resultado da competição. “Após 20 anos como treinador de Boxe em Valparaíso, conseguimos, pela primeira vez, o apoio da Prefeitura municipal”, ressaltou. Filiado à Confederação Brasiliense de Boxe, o nome da academia do treinador em Valparaíso leva o nome do campeão mundial Acelino Popó. Atualmente 30 alunos de Valparaíso, Brasília e cidades do entorno treinam no local.
Segundo o Diretor de Esporte de Valparaíso, Marcelo Henrique, o apoio da Prefeitura foi fundamental para a concretização da luta. “O município entrou com a cessão do espaço e dos troféus. Fomentar o esporte local é valorizar talentos”, declarou o gestor.
Texto: Francisco Gomes
Fotos: Fernanda Queiroz

