Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Gabinete do Prefeito
61 3627-8953 Ramal 205 3629-7048 (FAX)
Gabinete do Vice-Prefeito
61 3627-9009
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
61 3625-0721
Secretaria de Projeto e Captação de Recursos
61 3627-6184
Secretaria de Administração
(61)3627-0447
Secretaria de Cultura e Esporte
61 3627-1818
Secretaria de Governo
61 3627-8953 Ramal 221
Secretaria de Educação
61 3627-5204 / 3627-4518
Secretaria Municipal de Assistência Social
61 3627-4087 / 3624-0007
Secretaria de Finanças e Planejamento
61 3627-8953 Ramal 226 e 231
Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos
61 3627-4566
Secretaria de Saúde
61 3060-1551
Secretaria de Comunicação
61 3627-8953 Ramal 205
Secretaria de Meio Ambiente
61 3627-4076
Secretaria Municipal de Articulação
61 3627-8953
Secretaria da Mulher
00
Administração Regional do Céu Azul
61 3083-4884
Agência Municipal de Trânsito e Transporte
61 3629-4700 / 3161-7048
Agência Municipal de Segurança e Guarda Municipal
61 3624-4364 / (61) 98350 - 7644
Procuradoria Geral do Município
61 3627-8953 Ramal: 214
Controladoria Geral do Município
61 3627-8953 Ramal 212
Publicado em 23 de abril de 2021

AEDES AEGYPTI: CIDADE DE VALPARAÍSO EM COMBATE AO MOSQUITO

Nesse período de pandemia foi preciso redobrar os cuidados com a saúde e estar atendo às formas de prevenção contra o novo coronavírus. O distanciamento e isolamento social, bem como o uso contínuo de máscaras e alcool em gel, entraram para a rotina do brasileiro. A cidade de Valparaíso se mantém alerta quanto à isto desde o início do período pandemico. 

 

No entanto, os valparaísenses devem estar atentos à prevenção de outras doenças também, como as transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya é extremamente urbano, por isso a atenção deve ser redobrada. Uma das principais formas de combate ao Aedes aegypti é eliminando os criadouros, que podem aumentar durante o período chuvoso, sendo eles: vaso de planta, baldes, bacias, tambores, pneu, ou outros objetos que possam armazenar água parada. 

 

Esses recipientes devem ser higienizados constantemente e vedados de forma correta pois, quando não há manutenção frequente se tornam o ambiente ideal para procriação do mosquito, impulsionando a contaminação das doenças. 

 

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Combate à Endemias (ACE) visitam as residências para verificar se há criadouros e orientam os moradores da cidade sobre manutenção ideal desses locais. A participação da comunidade é fundamental nesta vistoria e podem se previdir de forma eficaz diariamente. 

 

 

Sintomas 

 

Os sintomas da doença podem aparecer no período de quatro a dez dias após a picada do mosquito infectado e incluem febre elevada, fortes dores de cabeça e nos olhos, além de dores musculares e nas articulações. A doença pode evoluir para um estágio mais grave chamado dengue grave (conhecida anteriormente como “dengue hemorrágica”), nesse caso o quadro clinico é mais alarmante como: dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes, hipotensão postural e/ou lipotimia (tonturas, decaimento, desmaios); aumento do tamanho do fígado; sangramento da gengiva e no nariz, ou hemorragias importantes (vômitos com sangue e/ou fezes com sangue de cor escura); sonolência e/ou irritabilidade; diminuição repentina da temperatura do corpo (hipotermia); e desconforto respiratório.

 

Consulte um médico para receber o diagnótico correto. 

 

Prevenção

 

Para o Aedes procriar basta um pouco de água parada em um recipiente onde ele possa depositar os ovos. Para prevenir, algumas ações simples e rápidas pode ser feitas para combater o mosquito.

 

– Mantenha a caixa d’água fechada. Coloque também uma tela;

 

– Lave por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa;

 

– Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta;

 

– Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias;

 

– Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água;

 

– Remova tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;

 

– Se você colocou areia no pratinho da planta, lave-o com escova, água e sabão uma vez por semana;

 

– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

 

– Lave toda semana com escova e sabão os tanques que armazenam água;

 

– Não deixe água da chuva acumular sobre a laje, ou calhas;

 

– Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão uma vez por semana;

 

– Feche bem o saco de lixo e deixe-o fora do alcance de animais;

 

– Guarde garrafas de cabeça para baixo. 

 

 

 

Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso/

Texto: Lizandra Costa/Arte: Rangel Franco