Nesta quinta-feira, 27/10, aconteceu no auditório da Educação a 6ª Edição do Projeto Soletrando e Digitando em Libras. Com as palavras na ponta da língua os alunos da Rede Municipal de Ensino participaram da competição descontraída e divertida organizada pela Secretaria Municipal de Educação.
Neste ano, assim como em 2013, 2014 e 2015, a equipe pedagógica continuou com a inserção do projeto Digitando em Libras. Uma maneira de incluir a linguagem dos surdos, para que se torne cada vez mais comum e também aprendida em todos os contatos sociais. Nesta etapa, competiram sete alunos do Projeto Surdos que acontece na Escola Municipal CAIC – Tancredo de Almeida Neves, sob a Coordenação da Professora Roberta Teles.
No período da manhã também ocorreu o “Soletrando” com os alunos de 4º e 5º ano e à tarde foi a vez dos alunos de 6º ao 9º ano. O concurso contou com o acompanhamento dos jurados convidados: Daisy Paiva, Fábio Giovani e Lizânia Arcelino — coordenadores centrais da Secretaria Municipal de Educação e do supervisor pedagógico Jhean Lima.
Para dar início ao jogo, os alunos primeiramente precisavam escolher na caixa das palavras, um cartão que abarcava três possíveis palavras para soletração, uma correspondente ao nível fácil, outra ao intermediário e a última equivalente ao nível difícil. Após a escolha, o estudante rodava a roleta para identificar a cor e nível de dificuldade da palavra — A cor azul era equivalente ao nível fácil, a verde ao nível intermediário e laranjada ao nível difícil.
Os alunos também disponibilizavam de alguns recursos que poderiam ser solicitados antes do início da soletração, os estudantes poderiam perguntar se a palavra era acentuada, se possuía hífen, quantas letras a palavra possuía ou com que letra começava. Em cada rodada, o estudante poderia fazer quantas perguntas fossem necessárias. No entanto, na fase final os recursos foram utilizados como critério de desempate, ganhando aquele que não solicitou dicas ou aquele que pediu menos dicas.
Segundo a equipe pedagógica, o jogo foi acirrado pela excelente preparação vocabular de todos os finalistas. “Notoriamente, com o sucesso desse projeto, percebemos a aceitação das propostas dentro das escolas, comprovadas pelo empenho e compromisso dos alunos que participaram das fases de estudo, visando, sobretudo, o conhecimento – Maior objetivo desse trabalho”.
Segue o resultado do Concurso Soletrando e Digitando em Libras:
Digitando em Libras:
1º Lugar – Mohany Lopes Santos, 7º B.
2º Lugar – Ster Cristina Mattos, 7º B.
Ambas da Escola Municipal CAIC – Tancredo de Almeida Neves
Soletrando 4º e 5º ano:
1º Lugar – Matheus Alves dos Santos, 5º ano da Escola Municipal Antônio Bueno de Azevedo.
2º Lugar – Kamilly Fernandes da Silva, 5º ano da Escola Municipal Carolina Maria de Jesus.
Soletrando 6º ao 9º ano:
1º Lugar – Ana Luiza Gomes Martins, 6º ano da Escola Municipal Casinha Feliz (Bicampeã de 2015 e 2016).
2º Lugar – Lucas Daniel, 9º ano da Escola Municipal Santa Rita (3º lugar em 2015 e 2º lugar em 2016).
O Projeto Soletrando e Digitando em Libras é realizado desde 2013, e oferece ao aluno uma forma lúdica de fazer contato direto com a Língua Portuguesa, aprimorando as habilidades linguísticas, como a fala e a escrita.
Texto: Juliana Gentila
Colaboração: Jhean Lima
Fotos: Eduardo Lanhez e Thiara Teixeira