Neste mês de maio, os campos se tingem de laranja, cor que simboliza a luta contra o abuso.
O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio das secretarias de Educação e de Assistência Social encontra-se em mobilização, durante todo esse mês de maio, para enfrentar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
E na semana municipal de combate a esses crimes, foi realizada nesta segunda-feira (14) uma audiência pública na Câmara Municipal para debater o tema.
Neste mês de maio, os campos se tingem de laranja, cor que simboliza a luta contra o abuso e a exploração sexual infantil. Em Valparaíso de Goiás, a Secretaria Municipal de Educação assume um compromisso inabalável com esta causa tão urgente.
“A conscientização e a mobilização sobre esta temática são essenciais. Nós temos a missão de poder, através do nosso olhar clínico e profissional, enxergar aquelas famílias que às vezes passam por dificuldade, mas principalmente a criança e o adolescente. Infelizmente nossa cidade também registra casos absurdos contra as crianças e nada melhor que a conscientização em todos os ambientes. E na cidade de Valparaíso temos uma equipe comprometida em combater esses crimes, tanto nas escolas, nos ambientes de Assistência Social e das nossas forças de segurança, como as polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal”, afirmou o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró.
“Só com muita persistência e coragem podemos enfrentar o desafio do dia a dia. É urgente proteger nossas crianças e promover um ambiente seguro para o seu desenvolvimento saudável. Contem sempre comigo nesta empreitada”, finalizou Mossoró.
“A educação é um dos lugares onde é detectado de primeira quando existem casos de abuso. Então, a gente faz a nossa parte de detectar e trabalhar junto com nossas orientadoras e todo o nosso corpo da escola, para que esses alunos que sofrem algum tipo de exploração ou abuso sejam inseridos de forma positiva e sem dado psicológico. Nós erguemos nossas vozes e nossas mãos para dizer que estamos aqui, que estamos comprometidos em defender os direitos daqueles que são mais vulneráveis”, disse a secretária de Educação, Natássia Gadelha.
“Com a união de esforços, Valparaíso de Goiás reafirma seu compromisso com a criação de um futuro mais seguro e promissor para a próxima geração”, disse a secretária de Assistência Social, Josélia Leão, presente no ato.
A outra ação em alusão a essa importante demanda ocorre no dia 17 de maio, a partir das 8h, quando estudantes, professores e toda a comunidade poderão participar da Caminhada do Maio Laranja, no Jardim Céu Azul. A concentração ocorre em frente à Administração do Céu Azul.
SECOM/PMVG