O Governo Municipal de Valparaíso é pioneiro em Goiás ao adotar modelo itinerante de escuta popular para a construção do Plano Plurianual
Entre o fim de março e o início de abril, o Governo Municipal realizou cinco audiências públicas com o objetivo de ouvir as demandas da população para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. As reuniões foram organizadas por regiões da cidade, tendo como pontos de concentração o Parque Marajó, Valparaíso I, Morada Nobre, Céu Azul e Parque Rio Branco, e contaram com expressiva participação da comunidade.
Entre as principais demandas e queixas debatidas estiveram o recapeamento asfáltico em todo o município, o descarte irregular de lixo, o déficit de saneamento básico, a necessidade de expansão da rede de atendimento à saúde, a implantação de novas quadras e praças, além de reformas, ampliações e inaugurações de unidades escolares.
Participação Popular e Inovação
Com a proposta de tornar o processo mais acessível, o município inovou ao realizar um PPA itinerante, sendo o primeiro do estado de Goiás a adotar essa abordagem. Para ampliar a escuta ativa da população, foi criado o programa Nossa Voz, que mobilizou equipes para irem às ruas e ouvir diretamente os moradores. Somente no primeiro dia, 92 pessoas foram entrevistadas.
“Sabemos das dificuldades que os moradores enfrentam para participar das reuniões. Por isso, levamos o processo até eles. Esse é um novo modelo de gestão, mais participativo e democrático”, destacou o prefeito Marcus Vinicius.
Importância do PPA e da LDO
O Plano Plurianual é elaborado no início de cada mandato e estabelece as diretrizes, programas e ações do governo para os quatro anos seguintes. Ele é a primeira peça do ciclo orçamentário, que se inicia com o plano de governo e as audiências públicas, nas quais são colhidas as prioridades da comunidade.
Complementando esse planejamento, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece a conexão entre o PPA e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Ela define as metas e prioridades da administração pública, sempre alinhadas à realidade de arrecadação do município. Segundo o contador Weder Quintanilha, o Projeto de Lei da LDO para o exercício de 2026 será encaminhado à Câmara Municipal até o dia 15 de abril.
Gestão de Futuro
Durante uma das audiências, o vereador Roberto Martins reforçou a importância da participação popular no processo de planejamento: “O PPA é o que vai dimensionar o governo para os próximos quatro anos. A população precisa participar efetivamente, fazer sugestões, apresentar reivindicações, inclusive críticas. O processo democrático depende disso”, afirmou.
Já o prefeito Marcus Vinicius, destacou que a administração atual está focada em garantir um planejamento sustentável e de longo prazo: “Estamos num momento de corte de gastos e reestruturação, com foco em eficiência e responsabilidade. Nosso objetivo é preparar a cidade para os próximos 10 anos, criando bases sólidas para transições administrativas mais simples, independente de quem estiver à frente da prefeitura no futuro.”
SECOM-PMVG