A Casa do Empreendedor, situada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, órgão responsável por fomentar no município de Valparaíso o emprego e a renda e, também, trabalhar para a promoção, o estímulo e apoio necessário ao processo de desenvolvimento municipal, disponibiliza em um único lugar serviços para o micro e pequeno empreendedor.
A Casa do Empreendedor tem como intuito, orientar quem pretende abrir o próprio negócio no município. No local, o munícipe receberá todas as orientações sobre os procedimentos iniciais para a instalação, abertura e regularização de sua empresa.
Com apoio e parceria dos diversos programas do estado de Goiás, o local conta com serviços de consultoria do Sebrae, Goiás Fomento, Banco do Povo, Procon, JUCEG (Junta Comercial do Estado do Goiás), ACIVALGO (Associação dos Comerciantes da Indústria de Valparaíso), Turismo.
Conheça os órgãos:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – A secretaria faz visita aos comerciantes da cidade, mediante agendamento, para uma divulgação dos produtos e serviços. Para isso, a secretaria tem diversos parceiros que facilitam o empreendedor a abrir o seu próprio negócio. Dentre os parceiros, estão o Banco do Povo, GoiásFomento, SEBRAE. Abaixo, a lista dos programas específicos para cada um dos segmentos empresariais, os serviços e produtos que são oferecidos para fomentar a geração, o desenvolvimento e a consolidação dos projetos no âmbito do município. Todas as parcerias, têm equipes qualificadas e atendem na secretaria para fechar contratos e tirar dúvidas.
SEBRAE – é um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país. Trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte. É um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, mas não é uma instituição financeira, por isso não empresta dinheiro. Articula (junto aos bancos, cooperativas de crédito e instituições de microcrédito) a criação de produtos financeiros adequados às necessidades do segmento. Também orienta os empreendedores para que o acesso ao crédito seja, de fato, um instrumento de melhoria do negócio. O SEBRAE oferece cursos para orientação, informação e consultoria ao micro e pequeno empreendedor.
Goiás Fomento – é uma agência de incentivo que tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do estado do Goiás. As linhas de crédito são no valor de 10.000$ a 30.000$, com a taxa de juros a partir de 0.8%. O empréstimo do valor pode ser pago de 24 a 48 meses com um ano de carência.
Banco do Povo – é uma parceria do governo estadual e municipal para gerar emprego e renda do município. O intuito do Banco do Povo é fazer com que o município cresça e progrida, ajudando os pequenos empresários da cidade. A taxa de juros é de 0.25%, no capital fixo e misto. O valor mínimo do empréstimo é 500R$ e o valor máximo é 15.000R$.
Outros postos de atendimento da secretaria são: PROCON, a JUCEG (Junta Comercial do Estado do Goiás), ACIVALGO (Associação dos Comerciantes da Indústria de Valparaíso), Turismo.
Para maiores informações sobre a documentação exigida para os empréstimos e assinatura dos contratos, a secretaria fica localizada na Rua 03, Quadra 07, Lote B Galpão 04 – Parque Rio Branco, telefone: (61) 3627-7531, no horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.
Por: Victor Henrique